A crise financeira que assola o setor livreiro brasileiro provoca reflexos em Caxias do Sul. A Livraria Paulinas, instalada na esquina das ruas Marquês do Herval e Os Dezoito do Forte, confirma a despedida do mercado local. O último dia de atendimento será 28 de dezembro.
Com isso, a rede de livrarias manterá no Estado apenas a loja de Porto Alegre. Com o fechamento da unidade caxiense, a grupo deslocará o investimento para uma filial em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Os fracos negócios envolvendo livros de cunho religioso, foco da empresa, são o pano de fundo do fechamento da loja, em ponto alugado há três anos e meio. Três funcionários serão impactados pela medida.
A Livraria Paulinas pertence à Congregação Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas), fundada 1915, em Alba, na Itália. O Brasil foi o primeiro país fora da Itália a receber a Paulinas, hoje presente em 50 nações. No Brasil, são 33 livrarias, além de editora de livros e revistas, gravadora, produtora de vídeos, rádio, webTV e portal.
Para situar: duas gigantes do setor, as redes de livrarias Cultura e Saraiva ingressaram recentemente com pedidos de recuperação judicial para contornar o alto endividamento. O setor livreiro sofre com os novos tempos tecnológicos e o hábito baixo de leitura do brasileiro.
Leia mais: