A emoção tomou conta das mais de 300 pessoas que testemunharam a premiação do Mérito Gigia Bandera, em cerimônia do Simecs, na noite de sexta-feira, no Intercity Hotel, em Caxias do Sul. Vídeos enalteceram as trajetórias dos três homenageados: Cintia Buzin, diretora da Metalúrgica Buzin; Dirceu Tedesco, presidente da MGA Válvulas Industriais, de Veranópolis; e Gilmar Antônio Paniz, diretor-presidente do Grupo G.Paniz.
São histórias que propiciam reflexões: só vence quem persiste, batalha e não desiste. Os três empresários enfrentaram adversidades e dúvidas para ganhar credibilidade no mercado. Em 2011, Cintia Buzin foi submetida à sua grande provação: com a morte do pai, em um acidente na empresa, transformou a dor em força e coragem para levar adiante o legado do “mestre”.
Dirceu Tedesco foi incentivado a empreender pela mãe Lourdes. Sem capital próprio e recursos técnicos, era o “faz-tudo” da indústria. Os resultados demoraram, mas chegaram.
Gilmar Paniz fermentou a G.Paniz com uma estratégia simples e eficaz: descobria onde havia festas no interior e deixava nas capelas uma de suas extrusoras de macarrão para que testassem. Nenhuma voltou. Sempre vendeu todas.