Com 24 anos de argamassa e 350 mil metros quadrados edificados, a caxiense Fisa Incorporadora muda de mãos. O Grupo Zarpp, que já detinha há três anos 50% de participação societária, adquiriu 100% do controle da empresa. O fundador e até então diretor Everton De Boni Santos decidiu por vender sua parte e retirar-se da construtora para mirar projetos pessoais.
Com o contrato de compra recentemente assinado, os irmãos Daniel e Fabrício Zarth, sócios do conglomerado econômico Zarpp, com matriz em Lajeado, assumem os rumos da Fisa, tendo como braço-direito o atual CEO André Fam Beiler. A gestão executiva passará a ser estrategicamente orientada por um Conselho de Administração que será constituído.
Em entrevista nesta segunda-feira à colunista, o empresário Daniel Zarth pontuou três decisões no horizonte da construtora:
– A Fisa é de Caxias e vai permanecer em Caxias, terá grande injeção de capital financeiro para crescer no filão de alto padrão e nova política comercial – salienta.
Apesar de os "olhos grandes" serem voltados a Caxias – "o dinheiro está na Serra e a gripe econômica é transitória" –, a empresa tem projetos imobiliários em andamento em cidades como Gramado (resorts e centro médico) e Porto Alegre (residenciais). E está desenvolvendo novidades imobiliárias para Caxias – a previsão é de três lançamentos no filão residencial em 24 meses.
Os últimos anos foram de declínio nos negócios da construção civil e amplo estoque de apartamentos em Caxias. Mas o cenário começa a mudar:
– Já se iniciou um novo movimento, baixando os estoques, até porque os lançamentos de prédios foram escassos nos últimos anos – afirma o executivo, dizendo que o foco é manter a empresa com um "colchão financeiro" e saudável para ganhar competitividade no mercado.
A saber: a Fisa tem cerca de 200 funcionários, entre diretos e indiretos, número que salta para 800 no Grupo Zarpp, que atua em várias cidades gaúchas nos setores de construção civil, de varejo, serviços financeiros, agronegócio e metalurgia.
A Fisa deixou recentemente a casa na Chácara dos Eberle e mudou-se para sua nova sede, numa área de 500 metros quadrados no Vint Offices, no bairro Exposição.