Na entrevista publicada segunda-feira no caderno +Serra, do Pioneiro, o empresário João Antonio Leidens, sócio-proprietário há 40 anos do BaitaKão Lanches, sintetiza: "O turismo é feito de detalhes".
Sim, são muitos os detalhes que movem a cadeia turística, numa engrenagem que tem alavancado a economia de cidades do país e do mundo. Não precisa ir longe: municípios da região vêm conseguindo diversificar sua economia ao fazer com que os detalhes implementados por muitos empreendimentos, com o apoio de entidades privadas e públicas, culminem na atração (ou sedução?) de turistas. E não são poucos: em 2017, Bento Gonçalves, a cidade da ExpoBento, da Fenavinho e da Movelsul, recebeu 1,4 milhão de turistas, crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior, a despeito do cenário de incertezas econômicas.
O Vale dos Vinhedos, composto por Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, destaca-se como o roteiro mais procurado, com 415.957 visitas no ano passado. As atividades pipocam nos estabelecimentos e ajudam a oferecer experiências encantadoras e fidelizadoras aos clientes.
Nesta terça-feira de Carnaval, por exemplo, o restaurante Valle Rústico coloca tempero extra nos atrativos do Vale dos Vinhedos com a 5ª edição do Burger e Beer, até as 20h, unindo hambúrguer, chope artesanal e música de artistas locais. Até esta quarta-feira, das 11h à meia-noite, a Vinícola Miolo, também no Vale, harmoniza rock, gastronomia e vinhos em seus jardins, no Carnavale Garden 2018.
Já na sexta-feira, o Jantar Sob as Estrelas consagra-se como uma das mais aguardadas festividades durante a vindima. Das 19h30min à meia-noite, a Rua Herny Hugo Dreher e a Avenida Planalto, em Bento Gonçalves, se transformam num banquete a céu aberto com opções gastronômicas, enológicas, recreativas e culturais.
Trinta restaurantes e bares levarão seus menus à área externa, com opções que vão de comida de rua a jantares harmonizados. Ideias que combinam com Carnaval, vindima e turismo.