Não está descartado que Caxias do Sul e outros municípios como Bento Gonçalves e Farroupilha sejam agregados à Rota das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. O projeto, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador José Ivo Sartori em janeiro de 2018, prioriza os 22 municípios que integram a Rota Romântica, incluindo Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.
A decepção das cervejarias artesanais da Serra foi externada na forma de mobilização na tarde de sexta-feira, quando o vereador caxiense Alberto Meneguzzi (PSB) recebeu o propositor da matéria, deputado Elton Weber (PSB), representantes das microcervejarias (Cervaserra) e da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural na região, Lucimar Rodrigues, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto.
O deputado Weber explicou o contexto em que surgiu o projeto, em 2016, e salientou que a sua finalidade é desenvolver o turismo cervejeiro nos 22 municípios que hoje fazem parte daquela região temática. Mas antecipou: se houver a intenção da inclusão de Caxias do Sul na rota, as cidades que já a constituem serão consultadas para posterior aprovação. Somente a partir daí, será feita a emenda à legislação.
Ficou acertado no encontro que serão consultadas todas as cervejarias instaladas em Caxias, para dar impulso à formalização do pedido pela adesão na lei. Meneguzzi comprometeu-se a viabilizar contato com o Executivo, com a finalidade de unir forças.