Uma comitiva de empresários de Caxias, liderada pelo presidente da CIC, Nelson Sbabo, tem audiência marcada para esta quarta-feira, às 9h30min, em Brasília, com o presidente em exercício, Michel Temer.
Intermediado pelo deputado federal Mauro Pereira, por solicitação da CIC, o encontro buscará reforçar reivindicações antigas e importantes para a região, como agilidade no projeto de construção do aeroporto em Vila Oliva.
A ideia de empresários, lideranças e políticos é apresentar ao presidente interino a importância econômica de Caxias do Sul no cenário do Estado e do país, além de dimensionar as dificuldades que o poder público e os setores privados vêm enfrentando com a crise econômica, em função da forte dependência da indústria pesada na cidade.
No dia 7 de junho, o deputado entregou a Temer uma carta com reivindicações encaminhadas pela CIC e mais 22 sindicatos e entidades empresariais.
Algumas medidas solicitadas:
Redução imediata da taxa de juros, pois a Selic a 14,25% ao ano obstrui o desenvolvimento
Impedir que o dólar fique abaixo de R$ 3,20 sob pena de inviabilizar a pauta de exportações
Flexibilização de crédito no BNDES e maior celeridade na aprovação dos financiamentos
Não ao aumento de impostos e à recriação da CPMF
Agilização das Parcerias Público-Privadas (PPPs) visando à modernização da infraestrutura do país
Manutenção e restauro urgentes da malha viária da Região Nordeste do Rio Grande do Sul e do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani
Incentivo aos municípios para que adotem planejamento estratégico para voltarem a crescer
Adoção urgente de um programa de privatização, viabilizando a melhoria das contas públicas, a redução da dívida pública e a diminuição dos gargalos na infraestrutura