Agora é oficial: a Agrale vai mesmo montar os caminhões leves da chinesa Foton na unidade 2 da empresa, em Caxias do Sul. O contrato foi formalizado nesta semana e confirma que a caxiense será responsável por toda a operação de produção - desde o recebimento de componentes, passando por montagem, testes, controle de qualidade, até a entrega do produto final para o embarque.
Neste momento, a Agrale já está organizando os processos para receber as novas demandas. A montagem dos caminhões deve iniciar, efetivamente, em setembro. A produção fica em Caxias até a unidade da Foton em Guaíba ser concluída. Em princípio, a finalização das obras está marcada para o final de 2017, mas a data pode ser antecipada ou atrasada.
A parceria com a Foton foi motivada pela expertise que a caxiense tem na área. Por 15 anos, a Agrale foi sistemista da americana Navistar para a fabricação dos caminhões médios e pesados da International em Caxias. Outro fator importante é que a unidade 2 da empresa já monta os caminhões Agrale das Linhas A, S e LX, além de chassis de ônibus e utilitários 4x4 Agrale Marruá.
- Nossa experiência e excelência pesaram muito na escolha da Foton. Apesar do momento retraído, a Agrale tem investido muito em parcerias e em inovação, com várias novas linhas de produtos. Chorar só não resolve - ressalta Hugo Zattera, diretor-presidente da Agrale.
As novas demandas da Agrale, em um primeiro momento, exigirão cerca de 60 funcionários. A empresa pretende deslocar 30 colaboradores de outros setores que estão com atividades ociosas e abrir 30 novos postos de trabalho. Se a demanda for se revelando maior do que a projeção inicial (o que é a torcida de todos!), outras vagas serão abertas.
Novidade
Caixa-Forte: Agrale começa a montar caminhões da Foton em setembro
Para a demanda, a caxiense pretende deslocar 30 funcionários de outros setores e abrir 30 novas vagas
GZH faz parte do The Trust Project