Em evento na manhã desta sexta-feira (12) a prefeitura de Passo Fundo anunciou R$ 21 milhões para obras nas estradas do interior. O pacote contempla reparos em 25 pontos considerados críticos, que totalizam 11 quilômetros, e a construção de nove pontes.
Conforme o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristiam Thams, a destinação dos recursos leva em consideração os pontos que acumulam água da chuva e impossibilitam o deslocamento, problema que vem se repetindo na zona rural do município.
— Definimos junto da comunidade e subprefeitos os pontos mais críticos e que historicamente causam problemas nas comunidades. O projeto fará asfalto e sinalização nos pontos e construção de pontes de concreto — afirmou.
Os seis distritos e uma localidade serão contemplados (veja a lista abaixo). Conforme a prefeitura, a licitação deve ser lançada na próxima semana para que as obras comecem ainda no primeiro semestre de 2024. O planejamento é que os trabalhos demandem 12 meses a partir da ordem de serviço.
— É um bom investimento, depois de tanta discussão para que olhassem para o interior. Vamos seguir ouvindo os agricultores, porque o interior é muito grande e são muitos pontos com dificuldade e que não serão contemplados nesse primeiro momento, então ainda seguimos buscando as melhorias para o meio rural — avalia Marines Scapini Penz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).
Quais são os distritos contemplados
Distrito de Bela Vista
- 5 pontos de correção
- 2 pontes
Distrito de Pulador
- 5 pontos de correção
- 2 pontes
Distrito de Bom Recreio
- um ponto de correção (Santa Gema)
Distrito de Sede Independência
- 2 pontos de correção
- uma ponte
Localidade de Primeiro Distrito
- 3 pontos
- uma ponte
Distrito de Santo Antônio do Capinzal
- 3 pontos
Distrito de São Roque
- 6 pontos
- 3 pontes