A Rua Bento Gonçalves deve virar mão dupla no cruzamento com a Avenida Brasil, no centro de Passo Fundo. A mudança está prevista para acontecer ainda em novembro, com data a ser confirmada pela prefeitura.
Atualmente, a rua tem sentido único bairro-centro e a mudança será apenas no sentido centro-bairro. Isso significa que os cones de concreto que evitam que veículos acessem a Bento Gonçalves pela Avenida Brasil serão retirados e a via poderá ser acessada em mão dupla até a Rua Nascimento Vargas, quando encontra a Rua Dona Elisa, que já permite que os veículos transitem nos dois sentidos.
Do outro lado da Avenida Brasil, até a Rua General Canabarro, não haverá alteração. Segundo o secretário Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, o objetivo da mudança é desafogar o trânsito da Rua Capitão Eleutério e proporcionar aos condutores uma alternativa para se deslocar aos bairros Vergueiro, Fátima e Grande Vera Cruz.
— Essa faixa será melhor utilizada e também vai proporcionar aos condutores o ingresso em direção aos bairros sem ter que se dirigir até a Rua Coronel Chicuta —explicou Gonçalves.
A mudança tem a ver com estudos do Grupo de Mobilidade Urbana da Secretaria de Segurança Pública, que trabalha para diminuir o fluxo de veículos na Avenida Brasil.
— A região em que estamos trabalhando com essas mudanças é um ponto nevrálgico da cidade e buscamos dar mais mobilidade no trânsito com mais segurança — pontuou.
A mão dupla da Rua Bento Gonçalves ainda não tem data definida para acontecer. O secretário, porém, afirma que a ideia é que isso ocorra até a metade de novembro.