A definição de mão-única da Rua Coronel Pelegrini, desde domingo (9), deve desafogar o fluxo de veículos na Avenida Presidente Vargas. A mudança é entre as ruas Prestes Guimarães e São Paulo. Agora os veículos só podem trafegar no sentido centro—bairro.
Segundo a prefeitura, o objetivo é dar mais fluidez ao trânsito e novas opções para quem usa a avenida que liga os bairros Santa Maria e São Cristóvão ao centro de Passo Fundo.
— É uma alteração que já estava prevista há tempos. Isso atende à necessidade dos bairros Cruzeiro, São Cristóvão e Santa Maria, regiões que possuem um trânsito pesado por causa do alto fluxo de veículos que circulam pela avenida principal nos horários de pico — disse o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa.
Para os motoristas que desejam se deslocar no sentido bairro—centro, uma das alternativas é a rua José Bonifácio. Desde o final de junho, a via tem sentido único de circulação, com mudança no trecho entre as ruas Marquês de Maricá e Doutor Vergueiro.
A Senador Pinheiro também é uma alternativa. A via, que recentemente passou por uma melhoria asfáltica, continua com os dois sentidos no trecho entre as ruas Parobé e Carlos Gomes. Da rua Carlos Gomes à Dr. Vergueiro, o trânsito segue em mão única.
Mudança afeta o itinerário dos ônibus
A alteração no sentido da Coronel Pelegrini também afeta os passageiros de ônibus. Por causa da mudança, a empresa Coleurb anunciou que as linhas L02 (Santa Maria — Vila Fátima) e L15 (São Luiz — Zácchia), no sentido bairro—centro, terão mudanças no itinerário.
Pelo novo trajeto, os ônibus passam a percorrer toda a rua José Bonifácio, que recebeu três pontos novos. São eles:
- No trecho entre as ruas General Prestes Guimarães e Carlos Gomes
- Entre as ruas Campos Sales e Bento de Menezes
- No cruzamento das ruas José Bonifácio com Duque de Caxias
Pedestres se dizem mais protegidos
O sentido único também deve aumentar a segurança de quem circula pela rua Coronel Pelegrini. A via registra um dos maiores índices de acidentes em Passo Fundo.
O cruzamento da Coronel Pelegrini com a rua Parobé, no bairro Cruzeiro, foi o que mais registrou acidentes nos últimos dois anos. Foram 48, segundo dados da secretaria de Segurança Pública até maio de 2023.
Por isso, o aposentado Norberto Scortegagna aprovou a mudança. Agora ele espera que a alteração desestimule a imprudência de motoristas, situações corriqueiras que flagrava do seu apartamento, localizado entre a Prestes Guimarães e Carlos Gomes.
— Era comum ver os carros fazendo retornos e conversões proibidas. E muitos se colocam em perigo, bem como outros motoristas — relatou.
A opinião é compartilhada pela professora Noeci Mattos, especialmente pela sensação de segurança.
— O trânsito vai ficar melhor, menos perigoso. Além disso, as vias paralelas, como a José Bonifácio e a Senador Pinheiro, foram preparadas para serem boas alternativas para quem precisa fazer o sentido inverso — pontuou.