Um trânsito intenso em uma cidade em crescimento. Esta é a realidade que os passo-fundenses convivem diariamente no deslocamento no maior município do norte do Estado, que atrai milhares de pessoas de diferentes regiões por ser referência em educação e saúde.
Com uma frota atual de mais de 140 mil veículos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, além do volume de carros, micro-ônibus, vans e caminhões de outras regiões que passam pela cidade à procura de serviços, Passo Fundo pensa em alternativas de mobilidade urbana para que o impacto seja o menor possível na vida de cada cidadão.
A via de maior movimento de Passo Fundo é a Avenida Brasil, que tem uma média de 31,3 mil veículos que transitam diariamente, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Nos fins de semana, a média cai para 22,7 mil veículos.
Ainda, segundo a secretaria, o volume de veículos é grande por toda extensão da avenida no turno da manhã. À tarde, a maior concentração é por volta das 13h, no sentido do bairro Petrópolis para o Centro. No fim da tarde, é o inverso: o fluxo é maior do Centro para o bairro Petrópolis.
No caso da Avenida Presidente Vargas, que faz ligação do Centro com o bairro São Cristóvão, o volume é 11,6% menor em comparação com a Avenida Brasil. Na segunda avenida mais movimentada da cidade, a média é de 28,1 mil veículos diariamente. Nos fins de semana, a média também é inferior, com 19,1 mil veículos. Os dados repassados foram coletados entre os dias 23 e 30 de abril deste ano.
Os horários de pico de Passo Fundo são das 7h20min às 8h30min, das 13h às 14h40min e das 18h às 20h, segundo a pasta.
Anéis viários como alternativa
De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, os anéis viários localizados na cidade surgem como opção para alterar a rota e buscar praticidade e fluidez no trânsito.
— Hoje a cidade possui diversas alternativas para deslocamento. Foram criados os anéis viários que proporcionam deslocamentos de uma região a outra. Buscamos constantemente revitalizar as sinalizações de trânsito, com algumas mudanças, implementação de semáforos em pontos importantes, pavimentação e, por fim, educação junto com fiscalização — pontua.
O secretário aponta que, em muitos casos, não é necessário utilizar as duas principais avenidas da cidade para o deslocamento. Ele exemplifica com o caso do bairro São Cristóvão.
— É importante dizer que o pessoal da grande São Cristóvão, para se deslocar ao bairro Petrópolis não necessita passar pelo centro. E de outras regiões também é possível evitar o centro — completa.
Quem enfrenta o trânsito todos os dias relata que ainda existem muitas dificuldades, mesmo com as alternativas criadas pela prefeitura. Motorista em Passo Fundo, Jair Embarach relata que, em horários de pico, as alternativas são pequenas.
Segundo ele, muitos já buscam rota diferente nas ruas paralelas da Avenida Brasil, como as ruas Morom, Paissandu e Uruguai, mas não gera efeito.
— Você fica sem alternativa no horário de pico. As possibilidades ficam cheias, porque as pessoas já buscam não ficar na avenida (Brasil). Nós, como taxistas, se pegamos um passageiro na rodoviária (bairro Petrópolis) e que precisa ir até o centro, em horário de pico, não tem como fazer. Ou chega atrasado ou, se pegar alguma alternativa, corre o risco de perder mais tempo, porque fica muito confuso o trânsito, por causa das preferenciais — diz o motorista, que é presidente da Associação dos Taxistas de Passo Fundo.
Embarach conta, também, que outro ponto de movimento é na Avenida Presidente Vargas, no bairro São Cristóvão, nas proximidades do Passo Fundo Shopping.
— Ali, nos horários de pico, fica em fila, não se tem alternativa. E é uma região que corta a São Cristóvão, que pega quem vai para Marau. Nos bairros mais retirados, depois do shopping, não se tem alternativa ainda — pontua o motorista.
Rotas para driblar as avenidas
GZH Passo Fundo traçou algumas rotas sugeridas pelo poder público — que são consideradas anéis viários pela Prefeitura de Passo Fundo — para deslocamento entre os bairros, evitando a utilização contínua das avenidas. O município ressalta que veículos de grande porte que estiverem de passagem pelo município devem utilizar as perimetrais, e não as rotas sugeridas.
Confira as rotas:
Do bairro Petrópolis para o bairro São Cristóvão
O motorista deve utilizar o anel viário ingressando pela Rua Almirante Barroso, seguindo até a rua Parobé. Posteriormente, segue para a rua Duque de Caxias até a Avenida Presidente Vargas.
Do bairro São Cristóvão para o bairro Petrópolis
O motorista deve entrar pela Avenida Aspirante Jenner e seguir até a Rua Paraíba, acessando a Rua Parobé e por fim, a rua Almirante Barroso, chegando até a Avenida Brasil Leste.
Do bairro Petrópolis ao bairro Vera Cruz e Boqueirão
O motorista acessa a rua Fidêncio Franciosi e vai até a Rua Uruguai, posteriormente vai a rua Antônio Araújo, seguindo até a Nascimento Vargas, Avenida Sete de Setembro e prosseguindo até a Rua Estrela. Após, segue na rua Mario Missel, continua na rua Mascarenhas, chegando até a Avenida Brasil Oeste.
Do bairro Boqueirão ao bairro Petrópolis
O motorista entra na rua Coronel Miranda, após acessa a Rua Estrela, na sequência a Rua Erechim, rua Dona Eliza e transita até a Rua Fagundes dos Reis, dobrando para rua Eduardo de Brito, seguindo na rua Jacinto Vila Nova e chegando até a Avenida Brasil.
Do bairro Boqueirão ao bairro São Cristóvão
O motorista entra na rua Mascarenhas e segue até a rua Guilherme Kurtz. Depois, acessa a rua Scarpellini Ghezzi, chegando até a Avenida Presidente Vargas.
Do bairro São Cristóvão ao bairro Boqueirão
O motorista acessa a rua Scarpellini Ghezzi e segue até a Rua Guilherme Kurtz. Após, acessa a Rua Coronel Miranda.
GZH Passo Fundo
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