Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas mais de 26,5 mil autuações por excesso de velocidade no perímetro urbano de Passo Fundo, no norte do Estado. O campeão de registros é o pardal instalado na RS-153, no km 137, entre Passo Fundo e Tio Hugo, com mais de 4,5 mil autuações em ambos os sentidos da rodovia.
Em segundo lugar está o controlador instalado junto ao semáforo na Avenida Brasil, no cruzamento com a Rua Ângelo Preto, com 3,9 mil multas por tráfego em velocidade até 20% superior ao permitido na via.
— Os números são semelhantes porque a Avenida Brasil tem uma frota de veículo bastante elevada, superior a da RS-153, inclusive. Temos uma média diária de 20 mil veículos passando pelos controladores eletrônicos da Avenida — explica o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa.
Os dados foram coletados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Estado. Foram consideradas as infrações de registro de velocidade até 20% superior ao permitido, em lombadas eletrônicas, pardais fixos, móveis e controladores de trânsito do perímetro urbano da cidade.
No caso do controlador da Avenida Brasil com a Rua Ângelo Preto, onde o limite de velocidade permitido é de 50km/h, o secretário João Darci analisa que os números altos podem ser justificados pela via dar acesso à saída da cidade. Outro ponto que pode explicar o grande número é de motoristas de fora da cidade, que desconhecem a existência do controlador naquele ponto, e daqueles que aceleram para cruzar no sinal verde.
Uma dessas pessoas de fora da cidade que foi autuada 12 vezes foi ouvida por GZH Passo Fundo, e terá sua identidade preservada. A motorista foi autuada seis vezes no controlador do cruzamento com a Ângelo Preto, e outras seis no cruzamento com a Rua Olavo Bilac, no bairro Petrópolis.
— Foi nos dois primeiros meses morando em Passo Fundo, eu havia me mudado de uma cidade da região e não sabia que aqueles semáforos multavam. Descobrimos quando as contas começaram a chegar na minha casa — relata a motorista.
Instalação dos controladores
Na reportagem, foram analisados dados repassados pelo Detran de 85 controladores de velocidade fixos e outros 10 móveis utilizados em Passo Fundo até o mês de junho deste ano. Para instalação, a prefeitura faz um estudo técnico da área, observando a passagem de veículos e de pedestres pelo local.
Conforme o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, é notória a diminuição de acidentes registrados nos locais em que há colocação dos dispositivos.
— Depois que colocamos esses equipamentos, há cerca de 10 anos, diminuímos consideravelmente acidentes mais graves, principalmente às quintas e sábados à noite, conseguimos disciplinar a velocidade dos motoristas — avalia.
Controladores que mais multam em Passo Fundo
- RS-153, km 137, entre Passo Fundo e Tio Hugo: 4.510 autuações em ambos os sentidos
- Av. Brasil com Rua Ângelo Preto: 3.933 autuações em ambos os sentidos
- Av. Brasil Leste com Rua Olavo Bilac: 2.919 autuações em ambos os sentidos
- RS-324, km 195, entre Passo Fundo e Nova Prata: 1.940 autuações em ambos os sentidos
- Rua João Catapan, na Vila Berthier: 482 autuações em ambos os sentidos
- Av. Brasil com Rua Sete de Setembro: 445 autuações em ambos os sentidos
- Av. Brasil com Rua Benjamin Constant: 438 autuações em ambos os sentidos