O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) segue com as obras de pavimentação de terceiras faixas na RS-153, entre os municípios de Tio Hugo e Ernestina, no norte do RS. As máquinas funcionam desde julho de 2022 para deixarem prontos 14 km de novas pistas. Segundo a assessoria da instituição, atualmente as obras estão concentradas entre o km 151 e o 154 e do km 163 até o 166.
Ao todo serão 12 novas pistas que prometem dar mais agilidade ao tráfego de carros e caminhões. Dessas, oito estão concluídas e quatro em fase de conclusão, faltando ainda o alinhamento com as já existentes e a sinalização. O investimento é de, aproximadamente, R$ 21,3 milhões.
Segundo o departamento, do km 134 até o km 146, as pistas já estão prontas e sinalizadas, já sendo utilizadas pelo usuário. As do Km 146 até o km 151 estão pavimentadas e serão receberão placas e outros itens na sequência. Já as demais estão em fase de conclusão.
Motoristas que utilizam os trechos afirmam que as obras vão trazer melhorias e reduzir o tempo de viagem. Filipe Fogali presta serviço para uma empresa de transporte de cargas que atende todo o estado e vê com otimismo a conclusão da obra.
— Traz mais segurança para os usuários e faz com que o deslocamento entre as cidades seja reduzido. Trabalho com entregas de mercadorias via área e precisamos ter agilidade, ser o mais breve possível respeitando as normas de segurança.
A RS-153 é uma importante rodovia que liga a região Norte a Porto Alegre e serve como passagem para o escoamento das produções agrícolas. Enquanto as atividades não encerrarem é importante que os condutores redobrem a atenção, principalmente no período da noite.
— Eu moro em Ernestina e conheço a estrada, mas quem é de fora, faz como? Ter prudência e viajar com calma para chegar ao destino. A gente sabe que tudo isso gera um certo incômodo, entretanto, é por algo melhor, comenta Odete Pozzan Schimtz, professora aposentada.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: