Uma pessoa foi presa em flagrante na manhã desta terça-feira (2) durante operação da Polícia Civil de Passo Fundo em seis cidades do norte gaúcho e no Mato Grosso. A ação, que cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, integra investigação sobre crimes de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa cometidos na região.
Conforme a polícia, os estelionatários usavam documentos falsos para comprar máquinas agrícolas e, após a entrega, retiravam os sistemas de GPS para dificultar a localização dos veículos.
A prisão em flagrante aconteceu durante os mandados cumpridos na cidade mato-grossense de Gaúcha do Norte, onde também foram recuperadas maquinas agrícolas que haviam sido adquiridas mediante fraude contra empresas e bancos de Passo Fundo e região.
Nos locais de busca, foram recuperadas duas plantadeiras, três colheitadeiras, dois autopropelidos/pulverizadores, um graneleiro, duas retroescavadeiras, uma escavadeira de esteira, quatro caminhões e demais equipamentos agrícolas.
Em Primavera do Leste, também ocorreu apreensão de máquinas agrícolas e de armas de fogo. No norte gaúcho, foram apreendidas duas espingardas, munições, documentos, notebooks, computadores, celulares e uma camionete Amarok após operação nas cidades de Erechim, Cacique Doble, São José do Ouro e Passo Fundo.
Os itens são avaliados em cerca de R$ 15 milhões. Conforme o delegado regional Adroaldo Schenkel, todas as máquinas compradas nas fraudes foram recuperadas e apreendidas outras que podem ter sido objetivo do mesmo crime em outras regiões. A investigação segue em andamento.