Em operação de combate ao desmatamento na segunda-feira (21), equipes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) flagraram 29,6 mil metros quadrados de desmatamento no norte do Estado. O volume equivale a quatro campos de futebol de mata derrubada nos municípios de Casca, Nova Alvorada, Marau e Vanini.
Toda a extensão de 29,6 mil metros quadrados de áreas estavam sendo destruídas para serem transformadas em lavoura. Os agentes constataram a derrubada de árvores de canela, açoita-cavalo, angico e fumeiro-bravo, todas nativas da Mata Atlântica.
Segundo o sargento Luiz Francisco Lopes, comandante do 1º pelotão do 3º Batalhão de Passo Fundo, os alertas de desmatamento na região foram identificados via satélite.
— A secretaria de meio ambiente e órgãos estaduais determinam as ações para cada região. Cabe a nós fazermos a constatação de crime ambiental e encaminharmos para a promotoria, que durante a semana fará os ofícios para as autuações — explica.
As ações de fiscalização devem continuar até sexta-feira (25), também com orientações sobre os prejuízos dessa prática aos moradores de Casca.