A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil, desarticulou uma organização criminosa que aliciava jovens para o envio de drogas para a Europa, através da segunda fase da Operação Rookies, realizada na manhã desta quinta-feira (13). O grupo atuava em Passo Fundo e Santa Catarina.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além do bloqueio de contas bancárias de 13 suspeitos. No Estado, as ordens judiciais foram cumpridas em Passo Fundo, Vale Real e Porto Alegre. No total quatro pessoas foram presas. Duas em Passo Fundo, uma em Vale Real, na Serra e uma em Florianópolis.
A investigação começou a partir da identificação de um apenado do Presídio Regional de Passo Fundo, condenado por tráfico de drogas, que agenciava remessas de cocaína para a Europa de dentro da cela. Segundo a PF, ele contava com o apoio de outros detentos e de pessoas em liberdade, que aliciavam jovens de Passo Fundo e do litoral catarinense, sem antecedentes criminais, para o envio de drogas para o exterior. O entorpecente era transportado em malas com fundo falso.
Conforme a Polícia Civil, os alvos desta segunda fase da investigação agiam da mesma forma que a organização criminosa desarticulada na primeira fase da operação, em setembro de 2022. Na época foram cumpridos 65 medidas judiciais.
Os investigados vão responder por tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. A ação mobilizou 50 policiais federais e oito policiais civis da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).