A Polícia Civil investiga a morte de um jovem durante uma ação policial ocorrida na madrugada do último domingo (9), em Tapejara, no norte do Estado. A vítima foi identificada como Cristian Vinicius Carneiro de Paula, 25 anos. O jovem foi morto a tiros pelos policiais. Com o jovem foi apreendida uma espingarda calibre 12, com numeração raspada.
Conforme a Brigada Militar (BM), a guarnição foi acionada pelo 190, por um vizinho da vítima, o qual relatou que o homem teria efetuado disparos contra a sua casa. O caso ocorreu na Rua José Panho, no bairro São Paulo.
Quando os policiais militares chegaram na residência de Cristian, ele recebeu os agentes portando uma espingarda. Segundo a BM, o homem estava alterado e tinha a arma apontada na direção dos policiais. Ainda conforme a Brigada Militar, foram dadas ordens para o jovem abaixar a arma, cujo comando não foi obedecido pelo homem.
Nesse momento os policiais militares alvejaram o homem com dois disparos. A alegação é legítima defesa. Cristian chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a delegada responsável pelo caso, Taís Neetzow, nos próximos dias devem ser ouvidas testemunhas e realizado um levantamento na casa do vizinho que teve a casa alvejada. A delegada também aguarda o laudo da necropsia já que há informação de que o homem estaria embriagado.
— Tudo indica que se trata de legítima defesa. Entretanto, a investigação vai apontar se essa tese se confirma — pontua a delegada.
Segundo Neetzow, informações preliminares dão conta de que o homem teria se envolvido em uma confusão em um bar, horas antes do ocorrido. O inquérito também vai apurar isso e entender o motivo do desentendimento entre o vizinho e Cristian.
A vítima tinha antecedentes por tentativa de homicídio, ameaça e falso testemunho.
A Brigada Militar, também instaurou um inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do caso.