Os postos de saúde de Passo Fundo estão com os estoques de vacinas bivalentes contra a covid-19 zerados. Não é possível acessar as doses na cidade desde 12 de abril e não há previsão para o recebimento de novas remessas, confirmou a prefeitura de Passo Fundo na tarde desta quinta-feira (18).
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o motivo é a falta de repasses por parte do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das doses. O desabastecimento ocorre em diversos municípios gaúchos e estados brasileiros, o que força o adiamento das campanhas de vacinação contra o vírus que causou a pandemia em 2020 e 2021.
Em nota da SES compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) afirma que a indisponibilidade temporária dos estoques vale para vacinas bivalentes e pediátricas distribuídas às regionais de saúde e municípios gaúchos.
"De acordo com a área técnica do Plano Nacional de Imunizações (PNI), as vacinas Pfizer pediátrica e Pfizer bivalente estão realmente em falta no Ministério da Saúde", consta no comunicado ao qual GZH Passo Fundo teve acesso.
Conforme o PNI informou à SES-RS, o Ministério da Saúde já tinha "estoques críticos" da vacina Pfizer bivalente em fevereiro de 2024, o que fez com que os quantitativos encaminhados aos estados fossem menores que as solicitações neste ano.
Questionado, o Ministério da Saúde informou que o processo de aquisição das vacinas atualizadas está na fase final, com previsão de entrega ainda em abril. A pasta, contudo, não detalhou o prazo para o repasse aos Estados. Enquanto isso não acontece, a orientação é que a vacina Pfizer pediátrica seja substituída pela Coronavac.
Em novembro de 2023, o governo federal anunciou que a vacina contra a covid seria incluída no Calendário Nacional de Vacinação em 2024. Desde então, o imunizante integra a rotina de imunização de grupos com risco de desenvolver as formas graves em decorrência do vírus, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas e pessoas com comorbidades.