O vereador mais votado de todo o Rio Grande do Sul é Gilmar Tasca (PP), eleito para a Câmara de São Domingos do Sul. O município de 2,7 mil habitantes do norte gaúcho teve 2.032 votos válidos no pleito de outubro — sendo 524 para o funcionário público.
O índice representa 25,79% do eleitorado da cidade, o maior percentual entre todos os municípios gaúchos considerando os votos computados nominalmente por vereador e pela legenda, confirmou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Entre os nove eleitos em São Domingos do Sul, Tasca fez mais que o dobro de votos do segundo colocado. Aos 53 anos, ele é funcionário público e atua como motorista da Secretaria Municipal de Saúde.
O vereador eleito pela segunda vez — a primeira foi em 2008, com 167 votos — tem formação em Recursos Humanos e pós-graduado em Gestão Escolar.
Além de 2008, Tasca se candidatou a prefeito em 2012, mas não se elegeu. Nas últimas duas gestões municipais, assumiu como secretário de saúde.
O futuro vereador atribuiu a votação expressiva ao trabalho realizado na cidade:
— Acredito que a votação se deve a minha doação de tempo, de ouvir as pessoas e estar disponível independentemente da hora. Para mim foi um reconhecimento dessas horas doadas.
Para o segundo mandado como parlamentar, projeta como prioridade pautas da saúde, como a estruturação de serviços médicos hospitalares 24 horas e as construções de um Centro de Convivência para lazer e integração social e de uma Casa Geriátrica Regional, para atender a população idosa de São Domingos do Sul.