O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSD), anunciou na tarde desta sexta-feira (8) mais dois nomes para assumir secretarias na gestão 2025-2028. Com isso, a Câmara de Vereadores terá mudanças e Professor Pereto (PSD) assume uma cadeira no Legislativo.
Entre os anúncios estão que Rubens Astolfi, eleito vereador pelo PSD, vai continuar à frente da Secretaria de Obras do município, cargo que ocupa desde 2021. Ele se licenciou para concorrer como vereador e reassumiu o posto após o pleito.
Com isso, o primeiro suplente do partido na Câmara seria Gilberto Bellaver. Porém, ele também foi anunciado para retornar à Secretaria de Esportes, conforme o município. Bellaver assumiu a Secretaria Extraordinária de Esportes em 2015. A pasta ganhou status oficial em abril de 2023 e Bellaver só saiu do cargo em abril de 2024 para a disputa das Eleições.
Assim, o segundo suplente do partido é Douglas Pereto, que teve 879 votos, e deve assumir a cadeira no Legislativo.
— Estou muito feliz com a notícia. Adianto que serei um vereador que vai trabalhar por todas as frentes, mas tendo a educação como base — declarou Pereto, que é professor da rede estadual de ensino há 24 anos.
Atualmente, Pereto é vice-diretor do Instituto Estadual Cecy Leite Costa.
Quem são os vereadores eleitos
- Gio Krug (PSD): 3.261 votos
- Marina Bernardes (PT): 3.062
- Ada Munaretto (PL): 3.028
- Eva Valéria Lorenzato (PT): 2.831
- Rubens Astolfi (PSD): 2.798
- Professora Regina (PDT): 2.768
- Rafael Colussi (União): 2.659
- Evandro Meirelles (PSDB): 2.291
- Tchêquinho (PL): 2.066
- Diego Milani (PL): 1.974
- Luizinho Valendorf (PSDB): 1.785
- João Pedro (MDB): 1.724
- Nharam Carvalho (União): 1.695
- Iriel Sachet (Pode): 1.595
- Edgar Gomes (PSDB): 1.583
- Gilmar Fuga Junior (PSB): 1.583
- Rufa (PP): 1.519
- Ronaldinho Rosa (PSD): 1.494
- Cícero Martins (PSD): 1.493
- Negão Edson da Padaria (PP): 1.359
- Felipe Manfroi (PSD): 1.182
Manutenção do trabalho
Dos 13 nomes anunciados até agora, 12 serão mantidos da atual equipe de Pedro Almeida. Nessa quinta-feira (7), foram confirmados mais integrantes do governo a partir de 2025.
À frente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Ippasso) permanece Franceli do Carmo, dedicando-se à segurança previdenciária dos servidores municipais.
Franceli é graduada em Gestão Pública pelo IFSC e possui certificação profissional de Gestora de Regime Próprio de Previdência Social.
Na chefia de Gabinete, Paulo Caletti continuará coordenando ações do governo. A pasta presta assistência e assessoramento imediato ao prefeito, além de avaliar e monitorar as ações governamentais, órgãos e entidades da administração.
Caletti é advogado formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialista em Direito Civil pela Imed/Atitus. Em sua trajetória, atendeu por 15 anos o Banco do Brasil, trabalhou na Procuradoria-Geral do município e foi secretário municipal de Habitação de Passo Fundo por quase sete anos.
Já na Secretaria de Habitação, Fernando Müller Pires dará continuidade ao trabalho. A pasta coordena desde assentamentos e melhorias habitacionais até a regularização fundiária e a revitalização de áreas urbanas para fins habitacionais.
Pires é formado em Gestão Pública pela Faculdade Imed/Atitus, e possui especializações em Gestão de Projetos e Direito. Ele traz uma vasta experiência na administração pública e já ocupou cargos de liderança como diretor operacional e presidente da Codepas.
Na sexta-feira (1º), outras quatro indicações foram apresentadas pela atual administração. Os secretários de Administração, Planejamento, Educação e Gestão continuam nos cargos.
À frente da Secretaria de Administração, permanece Fernando Boeira. Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Pessoas, Boeira atuou durante 15 anos na indústria de alimentos JBS.
O nome de Giezi Schneider foi confirmado à frente da Secretaria de Planejamento. Schneider é Administrador com MBA em Gestão de Pessoas e mestre em Marketing e Estratégia. Atuou como professor universitário e foi responsável por projetos de inovação junto ao Governo do Estado do RS.
Já Adriano Canabarro Teixeira continua na Secretaria de Educação. Professor, doutor em Informática na Educação, com dois pós-doutorados, Teixeira também é pesquisador da Universidade de Passo Fundo e lidera o Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação.
Dailon Barp segue respondendo pela pasta de gestão. Com formação em Administração e Marketing, Barp tem especializações em Gestão Estratégica de Negócios e Inovação. Durante 12 anos liderou o setor siderúrgico da Gerdau, antes de assumir o cargo público.