Por Alexandre Feu, arquiteto
O sentido de uma cidade é o encontro das pessoas. O ambiente construído é o que nos faz socializar e ter a experiência da troca. A arquitetura precisa se inserir nesse contexto e favorecer a convivência. Seu papel é fundamental, pois temos a paisagem natural e a construída. E é a arquitetura que compõe o cenário onde vamos viver e conviver.
Hoje os deslocamentos que fazemos nas grandes cidades tomam bastante tempo de nossas vidas. Por isso, é um privilégio poder trabalhar, levar os filhos para a escola, morar, se divertir, ter acesso a bens e serviços, simplesmente se deslocando no espaço de uma quadra. Esse é o grande diferencial do Icon ECB, novo empreendimento imobiliário que será lançado nas próximas semanas em Passo Fundo.
O projeto desse complexo multiuso começou com um trabalho multidisciplinar. Vários profissionais foram convidados para falar sobre suas ideias para um terreno bem particular na cidade — uma quadra próxima ao Instituto Educacional. A partir disso, fomos construindo um plano.
O Icon ECB será um marco, não apenas pelo seu tamanho, mas por tudo o mais que representa: uma quadra permeável, que traz uma nova maneira de viver e encarar as questões urbanas. Um novo modelo de cidade, para ser usufruída não só pelos seus moradores, mas por toda a população.
Implantado em uma cota muito alta de Passo Fundo, do local se terá uma visão espetacular da cidade, com três condomínios residenciais, uma torre comercial e um mall.
No Vanguard, há apartamentos de 2 e 3 quartos, com lazer no térreo e um diferencial incrível, que é o rooftop panorâmico. Já o Legacy conta com duas torres, com apartamentos de 4 quartos e uma estrutura de lazer diferenciada — uma com duas unidades por andar e a outra, apenas uma.
O Vision, um dos destaques do projeto, é composto por um mall em três níveis, com oferta de produtos e serviços, além de um centro de eventos, um hotel de alto padrão, salas comerciais e escritórios corporativos, com um controle de segurança inédito e acesso independente.
O Icon ECB é um presente para a cidade de Passo Fundo. Será um privilégio morar e conviver neste espaço.
Alexandre FEU é o arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico do Icon ECB.