O Corpo de Bombeiros interditou um rodeio country previsto para acontecer até o próximo domingo (21), em Passo Fundo, no norte do Estado. A determinação ocorreu ainda na quinta-feira (18), quando uma fiscalização na estrutura montada no Parque Wolmar Salton - conhecido como Parque da Efrica - identificou diversos problemas. Mesmo com o impedimento, a primeira noite de shows foi realizada, recebendo cerca de 800 pessoas.
Na sexta-feira (19), uma decisão expedida pela 4ª Vara Cível da Comarca de Passo Fundo confirmou a interdição realizada pelo Corpo de Bombeiros, exigindo o cumprimento imediato das normas de segurança pela empresa promotora do evento. Uma nova vistoria foi realizada no local, com apoio da Brigada Militar. Foram identificadas inconformidades nas arquibancadas, geradores, saídas de emergência e laudos, o que impediu a emissão do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. Cerca de mil pessoas chegaram a acessar o evento na noite de sexta.
— Outro fato importante que estava na programação era o show de fogos, na abertura, próximo a pista do Aeroporto, sem nenhuma autorização, sem nenhum responsável técnico, nada. Então isso também foi uma questão de extremo risco. Bem na cabeceira da pista, tem várias aeronaves comerciais e particulares. Ia ser feito sem nenhuma autorização, sem nenhum planejamento — relatou o chefe do 7º Batalhão dos Bombeiros da Brigada Militar, tenente-coronel Alessandro Bauer.
Ainda segundo ele, os organizadores receberam uma multa e também vão responder na esfera criminal, por descumprimento de ordem.
O Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios só é emitido após o cumprimento das normas de segurança. Dessa forma, a liberação do evento só é possível quando a empresa organizadora atenda todos os requisitos.
GZH não conseguiu contato com a Lamb Agronegócios, Feiras e Eventos LTDA, realizadora do Rodeio Country Show Circuito Barretos em Passo Fundo.