A 21ª edição da Construimóveis abriu as portas ao público neste sábado (30), em Passo Fundo. No seu primeiro dia, uma das mais importantes feiras da construção civil do norte do Rio Grande do Sul levou centenas de pessoas ao Bourbon Shopping, que puderam aprender um pouco mais sobre a história da cidade e se surpreender com as inovações.
Neste ano, o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região (Sinduscon), que promove o evento, espera superar a marca de R$ 160 milhões em negócios. Ao todo, são 35 espaços para expositores e cerca de 10 empreendimentos devem ser lançados até o dia 8 de outubro.
— Também temos os estandes das empresas de material de construção e revestimentos, e um espaço na Construimóveis que está sendo dedicado a 40 horas de eventos sobre inovação e tecnologia na construção civil — destaca Roberta Leal, coordenadora do evento.
Em 2023, as áreas de arquitetura, inovação, tecnologia e decoração também foram contempladas no evento que tem entrada gratuita. Entre os destaques estão as tendências que buscam a inovação e a sustentabilidade.
Construindo oportunidades, impulsionando o futuro
O tema do evento se reflete nas atrações que prenderam o público durante a tarde, em dois extremos: um resgate histórico das construções passo-fundenses de mais de cem anos atrás, e um olhar para os prédios do futuro com ajuda da realidade virtual.
O historiador Dr. Djiovan Carvalho, presidente do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), abordou a evolução da cidade na palestra "História e inovações da construção civil em Passo Fundo". A organização urbana de Passo Fundo no início do último século e como a passagem da ferrovia pela região mudou o cenário foram temas que despertaram o interesse do público, em uma imersão nos anos 1900.
Imersão também foi o objetivo das construtoras que apostaram nos óculos de realidade virtual para materializar projetos que ainda estão no papel ou em fase de construção. Em um deles, é possível visitar um apartamento, acender as luzes, fazer uma troca de revestimentos em tempo real, ligar a televisão e até escolher os móveis.
— Você vivencia aquilo que não está pronto ainda. A pessoa que quer investir se sente mais segura, entende o tamanho e como vai ficar a disposição. Já tira todas as dúvidas — explica Luana Costa, idealizadora da iniciativa.
Na segunda opção de realidade virtual, o visitante é desafiado a superar os medos no topo de um arranha-céu, caminhando em linha reta sobre uma tábua que conecta o mundo digital e o virtual. A ideia foi aprovada pela corretora Fabíola Bal Agnon, que não esperava encontrar esse tipo de experiência na feira.
— É literalmente outra realidade, é muito palpável. Surreal, não tem como descrever. Vale muito a pena! — afirmou.
A feira acontecerá das 16h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 10 às 21h, no fim de semana. A programação da Construimóveis 2023 segue até o dia 8 de outubro e você pode conferir todas as atrações nessa reportagem.