A grande campeã da 36ª edição do Carijo da Canção Gaúcha foi conhecida na madrugada desta segunda-feira (29). "A lenda aquece o braseiro", composição interpretada por Robledo Martins, Alex Moreira e Everson Maré, superou mais de mais de 50 concorrentes e sagrou-se campeã do tradicional festival de música nativista, realizado anualmente no Parque Municipal de Exposições Telmo José Schardong, em Palmeira das Missões, no norte do Estado.
Segundo o intérprete, Robledo Martins a canção escrita por ele e Rômulo Chaves, levou 10 anos até ser aprovada no Carijo:
— Desde a primeira vez que gravamos ela não passava. Aí, eu eu disse, compadre, por favor vamos tentar pela última vez, classificar essa música — detalha o intérprete.
Rômulo Chaves, é morador de Palmeira das Missões, e é a primeira vez que ele conquista o título que é dedicado à família e amigos:
— Às vezes a gente aqui no interior não acredita ser merecedor das coisas, mas seguimos oferecendo nosso melhor, buscando uma mensagem dentro da poesia ajustando a coordenada, seguindo a rota até que os destinos tragam os melhore ventos. Essa conquista vai ficar marcada para sempre na minha vida — acrescenta o autor.
Em segundo lugar ficou a composição "O homem e a terra", uma zamba de Nicole Carrion e Pirisca Grecco. "O meu chapéu", um chamamé interpretado por Kayke Mello fechou o pódio.
Foram sete dias de evento. Segundo a organização, mais de 200 barracas, de famílias, comerciantes, empresas e grupos de amigos que literalmente se mudaram para o parque, permaneceram instaladas no local até o último dia.
Conforme a organização, o 36º Carijo distribuiu mais de R$ 32 mil em prêmios entre as três primeiras colocadas e premiações paralelas.