Com atraso de 10 dias para repasse do pagamento salarial e vale refeição de parte dos empregados terceirizados da prefeitura de Passo Fundo, no norte do Estado, a Resiplan Serviços Gerais, afirma que deverá realizar o repasse ainda nesta sexta-feira (17). A empresa é responsável pela contratação de cerca de 800 funcionários que atuam na área da saúde e educação.
O pagamento deveria ter sido feito no quinto dia útil do mês. A prefeitura de Passo Fundo, por meio do procurador-geral Adolfo de Freitas, informou que o repasse para a prestadora de serviço, no valor de R$ 1,1 milhão ao mês, é feito em dia e que um processo de auditoria e fiscalização interna foi protocolado por conta dos atrasos.
O proprietário da empresa, Alvin Tomm, afirmou que houve uma “dificuldade financeira” que impossibilitou os pagamentos, mas que todos os depósitos devem ser feitos até o final da tarde desta sexta.
— Restam cerca de 40 funcionários e estamos fazendo o esforço para que todos sejam pagos até o fim da tarde. Estamos trabalhando para que não ocorra novamente — garante.
Problema recorrente
Duas empregadas da empresa, que têm suas identidades preservadas por GZH, relataram ainda não ter recebido o salário.
— Todo mundo trabalha porque precisa do salário, tenho boletos atrasados que não consigo pagar. Entrei em contato e os responsáveis pela empresa não responderam às mensagens. A situação é bem complicada — relata a funcionária.
A outra mulher conta que também tentou contato com a empresa, mas sem sucesso. A incerteza em receber o pagamento pelo trabalho prestado já causa consequências em sua saúde mental:
— Tive uma crise de ansiedade na escola, tenho conta para pagar, filho para criar, eu não posso esperar a vontade deles. Como uma empresa desse tamanho não tem dinheiro?
Câmara de Vereadores acompanha desde janeiro
Em janeiro deste ano, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo já havia debatido o assunto de atraso de pagamento em tribuna. Na ocasião, a vereadora Regina dos Santos (PDT) fez um pedido de informação para a prefeitura, solicitando dados e valores de responsabilidade da Resiplan.
Em resposta, Resiplan relatou a prefeitura que, nos meses de novembro e dezembro de 2022, houve problema com a empresa dos cartões de vale alimentação, e que rescindiu esse contrato, passando a enviar o valor, junto ao salário, no quint dia útil do mês. Também foram repassados dados do total de pessoas contratados na área da educação, sendo 170 auxiliares de limpeza e 102 cozinheiras.
— Acompanhamos a situação desde o fim do ano passado. Os relatos que recebemos é de que sempre há atraso, seja no vale alimentação ou no salário. Desta vez, existe um grupo recebeu na sexta (10), outros na segunda (13), na terça (14) e gente que ainda não recebeu até agora, algo que deveria ter sido o quinto dia útil do mês — relata a vereadora Regina.