Por Nadja Hartmann, jornalista
Inovação
Dois meses depois da aprovação da criação da Secretaria de Inovação pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo, o prefeito Pedro Almeida anunciou ontem o nome da titular da pasta. Com doutorado no exterior, Bárbara Fritzen chega na administração com um extenso currículo, fortalecendo o núcleo técnico do governo. Com mais de 11 anos de experiência junto ao programa Inova RS, do governo do Estado, a nova secretária assume com o aval do secretário de Planejamento Giesi Schneider e do consultor Paulo Ardenghi, da Aliança Empresarial, que atuou em parceria com o município na criação da Legislação Municipal de Inovação. Com uma equipe enxuta de no máximo mais quatro pessoas, a secretária terá a missão de tirar do papel o Plano Municipal de Inovação. Apesar de frustrar algumas expectativas políticas, a nomeação da nova secretária vem atender outra demanda da gestão, que já vinha sendo cobrada pela pouca presença de mulheres no primeiro escalão.
Ausências
Os vereadores presentes na reunião com o promotor Cristiano Ledur nesta terça-feira(16) na Câmara puderam ouvir uma explanação detalhada sobre a situação do transporte público em Passo Fundo e as preocupações do MP diante da precariedade do sistema. Já o secretário de Transportes, Alexandre Mello, aproveitou para apresentar como funciona o subsídio em outros municípios do Estado. Infelizmente, apenas 13 vereadores participaram da reunião, o que é lamentável, já que mesmo aqueles que já decidiram o seu voto perderam a oportunidade de obter mais detalhes sobre um assunto que é de total interesse de toda a população... Ainda falando em subsídio, muitos vereadores da base demonstraram insatisfação com o item incluído na pesquisa da oposição nas redes sociais, que pergunta se a pessoa votaria novamente em um vereador que aprove o subsídio...
Agenda
Lideranças empresariais e de trabalhadores no comércio de todo o país estão mobilizadas contra a aprovação dos artigos 11 e 12 da PLV9/2023 que preveem o repasse de 5% da arrecadação destinada ao Sesc e ao Senac para financiar as atividades da Embratur na promoção internacional do turismo do Brasil. A Acisa Passo Fundo aderiu à mobilização e encaminhou um pedido aos três senadores gaúchos, solicitando que atuem no sentido de evitar a aprovação da proposta, que está na pauta de votação do Senado desta quarta-feira (17), depois de já ter sido aprovada pela Câmara. E a Acisa está com a agenda cheia esta semana. Na quinta-feira, ao meio-dia recebe para uma reunião-almoço, o governador Eduardo Leite e à noite promove o Fórum Macro Regional da Federasul, que irá reunir lideranças das regiões da Produção, Norte, Noroeste Colonial e Alto-Jacuí-Botucarai.
Desenvolvimento regional
E o desenvolvimento regional também deu o tom da fala do deputado Luciano Azevedo (PSD) no evento Ideias na Mesa da ACIC Carazinho na última segunda-feira. Segundo o deputado, os gestores locais não podem mais pensar o desenvolvimento de forma isolada. “Qualquer pleito vai ter muito mais força se for defendido coletivamente”, defendeu, lembrando que o seu mandato é regional. Inclusive disse que foi ouvindo a “voz da região” que ele se posicionou contra a PL das Fake News. O prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, aproveitou para pedir o apoio do deputado em dois pleitos: a autorização junto à Rumo Logística para que o município construa o Parque Linear junto aos trilhos, hoje desativados, e a duplicação da BR-285, entre Carazinho e Passo Fundo.
Menos polêmica
O deputado ainda fez questão de enfatizar para os empresários que ele não deseja ser apenas um deputado “carimbador de recursos”. Ao defender que o Congresso deve debater temas macros e não apenas setoriais, Luciano mais uma vez levantou a bandeira da pacificação do país, com “menos polêmica e mais resultados”, o que, aliás, vem sendo uma marca do parlamentar. Também defendeu que independentemente de questões partidárias ou ideológicas, é hora de “deixar o governo trabalhar e não pensar em impeachment”. Encerrou a apresentação com a frase “Menos Brasília e mais Brasil”, repetida incansavelmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. No site Radar do Congresso, que pesquisa o posicionamento dos parlamentares em relação as votações alinhadas com o atual governo, o deputado Luciano aparece com um índice de 69% de “governismo”, acima da média geral da Câmara que é de 64% em 41 votações.