Os dias quentes do começo do ano levam muitos a recorrer à ajuda dos aparelhos de ar-condicionado em Passo Fundo, no norte do Estado. A falta de manutenção pode causar a redução da capacidade ou aumento do consumo por conta da sujeira.
O serviço pode ser ser feito de duas maneiras: com limpeza dos filtros ou manutenção preventiva terceirizada. A recomendação dos especialistas é de que o filtro seja limpo a cada três meses, e por profissionais especializados a cada um ano.
— A limpeza pode ser mensal, a depender do tempo de uso, mas recomendamos que o usuário observe visualmente. Se não houver sujeira, pode limpar a cada trimestre — comenta o gerente de manutenção de uma empresa especializada na cidade, Tiago Antunes.
Também é preciso higienizar a parte externa e interna do ar-condicionado, com ajuda de profissionais. O custo da limpeza em Passo Fundo varia entre R$ 280 e R$ 380, a depender do tamanho do aparelho, e das demandas como troca de gás ou demais manutenções.
Como limpar o filtro em casa?
A higienização dos filtros pode ser feita com água corrente e uma escovação leve. Caso ele apresente uma camada de gordura, é orientado o uso de detergentes. Após, o material pode secar na sombra e ser recolocado no ar-condicionado.
Um aparelho sem essa manutenção pode ficar sobrecarregado por conta da sujeira e ocasionar no aumento do consumo de eletricidade, além de falta de rendimento. Ainda conforme o gerente de manutenção, a falta de ajustes também pode afetar a saúde dos usuários:
— O ar-condicionado recebe a sujeira da área de fora e de dentro da casa. A serpentina também pode segurar a umidade, o que pode criar fungos e bactérias. Logo, o ar que respiramos estará contaminado, e isso causa alergias e espirros.
Nos casos dos aparelhos mais antigos, também é preciso substituir os filtros usados por novos assim que apresentarem desgaste. Ele pode ser comprado nas revendedoras autorizadas, ou solicitado aos técnicos durante o procedimento de limpeza profissional.