O combate aos focos de incêndio em uma ervateira de Machadinho segue no norte do Estado. O fogo começou por volta das 4h de quarta-feira (25). A operação já dura mais de dois dias.
Ao todo, 1,5 mil toneladas de erva-mate foram consumidas pelo fogo. Segundo o gerente da ervateira, Altair Ruffato, além dos 16 funcionários da empresa, a ocorrência também afeta muitos produtores da cidade.
— É a maior indústria que temos no município atualmente. Pelo menos 30% da população vive dessa erva-mate. Esse pavilhão que pegou fogo era o carro-chefe da estrutura para estocar, produzir e exportar. Com esse acontecimento se perdeu um elo da cadeia — aponta o gerente.
Ruffato estima uma perda de R$ 20 milhões entre o pavilhão, o estoque e o maquinário que estava no local. Ele afirma que em breve a fábrica dará continuidade nas atividades.
— Certamente precisaremos de um tempo para nos reerguer. Os produtores também não precisam se preocupar. Voltaremos imediatamente a receber erva-mate verde a partir da próxima semana. Agora temos que apagar o fogo para recomeçar — disse.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, os trabalhos continuarão no sábado (27). Os bombeiros seguem apagando focos de incêndio e retirando resíduos do local.
Por meio de nota, a empresa afirmou que nenhum dos 16 funcionários estava no local na hora do incêndio, e que as causas ainda devem ser investigadas.