Dois meses depois das enchentes que causaram mortes e estragos no Rio Grande do Sul, a solidariedade segue fazendo a diferença na vida de quem sofre as consequências das cheias. Em Passo Fundo, no norte gaúcho, um grupo de voluntárias se uniu para produzir bonecos e bonecas de pano às crianças que perderam tudo com as chuvas.
A ideia de confeccionar os brinquedos foi do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo (STR). Segundo a presidente da entidade, Marinês Penz, as oficinas unem a solidariedade aos cursos que já são tradicionais na organização.
— Pensamos: por que não fazer as bonecas de pano pra doar para as pessoas vítimas das enchentes? A partir disso começamos uma mobilização por voluntários e doações — lembra.
A iniciativa deu certo. Só na primeira aula, realizada na sede do sindicato, mais de 20 voluntárias, em especial agricultoras, ajudaram na confecção dos brinquedos. A aposentada Dilce Maragoni, 77 anos, ajudou no trabalho.
— Estou sempre fazendo algum trabalho voluntário, isso é muito bom — disse a aposentada, bem humorada.
Todos os materiais usados na produção dos brinquedos vieram de doações da comunidade e empresas parceiras. A ideia do grupo é confeccionar inicialmente 100 bonecas de pano, que serão doadas para crianças em cidades atingidas pelas enchentes.
— É algo feito totalmente feito à mão. Além do trabalho, também tem muito amor envolvido em cada boneca — disse a agricultora Eugeani Lago, emocionada.
Como participar
Até agora, o STR realizou três oficinas solidárias e produziu 25 bonecas. O objetivo é chegar a 100 brinquedos e só depois entregá-los às crianças.
A próxima mobilização está prevista para 30 de julho, a partir das 13h30min, na sede da entidade (Rua Coronel Kramer, 12 — Vila Rodrigues).
— Aceitamos voluntários, seja para ajudar a fabricar as bonecas ou para doar materiais. Todos são bem-vindos — disse Marinês.
Para entrar em contato e auxiliar no trabalho e organização das oficinas solidárias, os telefones são:
- (54) 3313-2081
- (54) 3313-2131
- (54) 99709-5639.