A 2ª edição do Festival de Canto e Coral acontece durante esta semana na capela do Colégio Marista Conceição, em Passo Fundo. Com a participação de 22 corais do município e da região, a programação que teve início na segunda-feira (15) segue até sábado (20).
O festival está trazendo para o município coros de várias cidades da região e do Estado, como de Santa Rosa, Alegrete, Tapera, Victor Graeff e Ibirubá.
Além das apresentações, o projeto também conta com oficinas de regência, técnica vocal e canto coral. Nesta 2ª edição, 27 maestros de diversos Estados do Brasil e 125 coralistas participam das atividades extras.
O espetáculo da sexta-feira (19) trará uma obra erudita para a capela do colégio. Por meio das aulas da oficina de regência, a maestra Isabella Sekeffos está preparando a apresentação com os maestros participantes.
Segundo o maestro Ademir Camargo, atualmente poucos coros se dedicam a este tipo de música.
— Os maestros estão ensaiando a missa de Haydn, obra do compositor austríaco Joseph Haydn. Hoje em dia a maioria dos coros se dedica à música popular, até porque a música erudita é mais rebuscada e mais difícil de cantar — relata Camargo.
As técnicas de condução, a preparação e a escolha de um repertório e o planejamento de ensaios são alguns dos assuntos abordados pela Isabella nas aulas.
Apaixonada desde criança pelo canto coral, ela conta que entrou para a escola de música aos 10 anos e hoje completa mais de três décadas na música.
— O canto coral na escola de música que eu frequentava era obrigatório, desde então sempre me interessei por esse tipo de música. Todos os assuntos que falamos durante a oficina são importantes para a montagem de um coral. Uma coisa legal desse festival é que ele oportuniza os maestros a treinar com um coro que já estou a peça, porque nem sempre isso é possível — disse a maestra de Brasília.
Um dos participantes da apresentação na noite desta quarta-feira (17) é o coro Sagrado Coração de Jesus, de Passo Fundo. Composto por 10 mulheres, a presidente do grupo, Simone Gomes, comenta sobre a preparação para o festival.
— Nós ensaiamos todas as quintas-feiras na sala da igreja. Para a apresentação desta noite já estamos ensaiando há dois meses. Estamos bem felizes com a participação não só do nosso coro, mas também com a presença de coros de outras regiões também — comenta a corista.
Confira a programação artística
Quinta-feira (18), 19h: Grupo Vocal som e Arte (Passo Fundo), Associação Artística e Cultural Coral Cantábile (Carazinho), Coral Harmonia Celeste (Passo Fundo) e Coral Voarte - Infanto-juvenil (Lagoa dos Três Cantos).
Sexta-feira (19), 19h: Associação Coral Alegrete, Coro Resonare (Passo Fundo) e Concerto Oficina de Regência.
Sábado (20), 19h: Associação Coral de Santa Rosa, Coral São Gregório (Selbach) e Apresentação da Oficina de canto coral.