As enchentes que causaram mortes, estragos e a queda do sistema da Procergs em maio forçaram a prorrogação da Declaração de Rebanho em 2024, medida anual do governo do RS para detalhar o número de animais, controles sanitários e infraestrutura das propriedades gaúchas.
A nova data ficou para 31 de julho — um mês e meio adiante do primeiro prazo, estipulado para a próxima sexta-feira (14). A instrução normativa nº 15/2024, que prorroga o prazo, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta (11).
Em todo o Rio Grande do Sul devem ser feitas 370 mil declarações. Só na região de Passo Fundo, são esperadas 2.656. Em 2023, 98,7% dos produtores rurais da região entregaram os formulários, a maior adesão de todo estado. A nível estadual, a adesão foi de 84,1%.
Com os dados, o governo estimou que, no ano passado, havia 12,1 milhões de bovinos, 6,5 milhões de suínos e 3,3 milhões de ovinos, além outras criações. A informação, porém, poderia ser mais precisa se a taxa de participação fosse mais alta.
As informações servem como base de análise desde para a expansão do mercado agropecuário até servir de prova contra crimes. Propriedades que forem alvo de abigeato (furto de animais) podem usar os dados da declaração para afirmar a falta no rebanho, por exemplo.
No aspecto econômico, os dados são compartilhados com países interessados em importar produtos de origem animal do estado, como explica a fiscal da Inspetoria Veterinária de Passo Fundo, Ana Paula Burin.
— Recentemente recebemos auditorias internacionais para reconhecimento de abertura de mercado para carne bovina. Nessas auditorias, quem vem de fora avalia se o nosso sistema é robusto e possui dados atualizados, e uma das formas para termos isso é a partir da declaração anual dos produtores rurais — disse.
Novidade é declaração via internet
Para facilitar a entrega dos formulários, em 2024 a Declaração de Rebanho poderá ser feita pela internet além da alternativa presencial, como anteriormente. Na propriedade da família Bazanella, em Mato Castelhano, no norte gaúcho, a novidade já repercutiu. A estudante Emanuelli, que trabalha com o pai na criação de gado de leite e outros animais, celebrou a possibilidade de entregar o formulário sem precisar sair de casa.
— É uma época corrida para os agricultores e a maioria mora longe da cidade, então vai ajudar bastante. A gente tem tudo bem certinho, tudo contabilizado, então chega essa época do ano e é só ir lá e atualizar — opinou Emanuelli, que estuda Medicina Veterinária.
Também em Mato Castelhano, a propriedade do médico Ernani Laimer tem ovinos de corte. Para entender os rumos da criação, ele registra tudo. Por isso, o período de declaração também ajuda a manter o controle sobre a evolução do rebanho.
— Chegamos a ter 300 e poucas cabeças, então necessitamos desse controle rigoroso para evoluir tecnicamente — disse.
Como fazer a declaração de rebanho pela internet
- Acesse o site Produtor Online
- Para o login, use o CPF e senha do Produtor Online
- Clique em "Entrar"
- No menu à esquerda, acesse "Declaração de Rebanho"
- Para mais informações, consulte o tutorial neste link
A declaração presencial continua. Para isso, basta ir até a Inspetoria Veterinária do município com informações em mãos.