O Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, registrou 23,9 mil passageiros no mês de maio, 31,68% a mais que o registro no mês anterior. Conforme dados da Infraero, foram 615 pousos e decolagens em maio, um acréscimo de 256 ante abril, quando foram 359 voos.
A mudança nos números de um mês para o outro é um reflexo direto das enchentes, que causaram mortes, estragos e o fechamento do Aeroporto Salgado Filho. Os números da Infraero incluem voos de transportes — a exemplo das doações que saíram de Passo Fundo para as cidades atingidas — e de passageiros, que aumentaram após abertura da malha aérea emergencial.
Com mais opções de voos ao longo da semana, o número de pousos e decolagens subiu 71,3%. Desde a interdição do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, a cidade recebe reforço da frota aérea para tentar suprir a demanda de quem costumava viajar através da capital.
Por causa da demanda, a prefeitura busca investimentos do governo federal para capacitar a operação do aeroporto. Em 13 de maio, o Executivo solicitou três novos equipamentos e a ampliação do horário de funcionamento ao Ministério de Portos e Aeroportos. No documento, a prefeitura pede equipamentos de precisão em baixa visibilidade, luzes coloridas para a pista de pouso e um equipamento que permite aos operador da torre de controle visualizar as delimitações da pista.
Outra reivindicação é a ampliação do horário de funcionamento do aeroporto até meia-noite. A medida vale para os voos comerciais, que hoje funcionam durante o dia. Segundo a Infraero, o aeroporto funciona 24h, o que significa que podem existir voos durante a noite e madrugada, mas não necessariamente comerciais.
Contatado pela reportagem, o Ministério de Portos e Aeroportos não retornou quanto a um possível andamento do pedido. Na época em que foi enviado, a pasta confirmou o recebimento do documento na área técnica em 16 de maio.
Manutenção programada para julho
Em julho, a pista de decolagem do aeroporto deve passar por manutenção com drenagem, pintura e reforço do pavimento de uma das cabeceiras. Por conta da reforma, o local deve permanecer fechado entre os dias 1º e 16 de julho, das 17h à meia-noite.
De acordo com informações repassadas pela Infraero, não há voos regulares programados nestes horários e a operação deve seguir normalmente ao longo do dia.