O ponto de arrecadações aberto pelo governo do RS, através da Defesa Civil, em Passo Fundo, na Paróquia Santa Terezinha, deixará de operar às 18h desta quinta-feira (9). O objetivo é que, a partir de agora, as doações concentrem no CTG Lalau Miranda a fim de otimizar o trabalho realizado no município.
O CTG foi aberto pela prefeitura para receber os donativos doados pela comunidade e funciona das 9h às 17h. Depois, as doações vão para a central situada na antiga Manitowoc, na RS-324, onde voluntários fazem a organização e o abastecimento dos caminhões que vão até os municípios afetados. Este ponto também recebe doações de outros municípios e estados.
— Vamos concentrar os esforços nos locais que estão funcionando de forma célere. Os voluntários da Paróquia Santa Terezinha serão redirecionados para o Lalau Miranda e também para a Manitowoc — disse o coordenador regional da Defesa Civil, Darci Bugs.
Na quarta-feira (8), caminhões deixaram o local com destino a Canoas, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Espumoso, Lajeado, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Candelária, São Leopoldo, Rio Pardo, Lagoão, Eldorado do Sul, Vera Cruz, Putinga, Ilópolis e General Câmara.
A Universidade de Passo Fundo (UPF) também é um ponto de arrecadação: é possível levar doações ao Centro de Eventos das 9h30min às 20h.
Faltam caminhões
A prefeitura de Passo Fundo pede o auxílio da população para disponibilizar mais caminhões na área da antiga Manitowoc para encaminhar as doações para outros municípios. Devido ao grande volume de donativos, os veículos são necessários para viabilizar o envio dos insumos com maior agilidade. Quem tiver interesse em ajudar, pode contatar a Defesa Civil pelo número (54) 99191-1459.
Para ser um voluntário da campanha Passo Fundo Solidária — SOS Rio Grande do Sul, é preciso realizar um cadastro pelo WhatsApp (54) 99127-7954. Diariamente, são demandados voluntários tanto para o CTG Lalau Miranda quanto para a área da antiga Manitowoc.