Passo Fundo, no norte gaúcho, registrou temperatura mínima de 5,4ºC neste sábado (25), entre as 6h e 8h, conforme estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No domingo (26), o tempo fica firme, com sol entre nuvens, e os termômetros ficam entre 4ºC e 13ºC.
A queda na temperatura tem a ver com o deslocamento de uma massa de ar polar e provoca a queda de temperatura em todo o Rio Grande do Sul. O Inmet emitiu um alerta amarelo, sinalizando o risco de queda de até 5ºC na temperatura em todo o Rio Grande do Sul, válido até as 18h de domingo.
O clima segue firme até segunda-feira (27), quando um sistema de baixa pressão volta a trazer chuva para o estado, como explicou o analista do Laboratório de Meteorologia da Embrapa Trigo, Aldemir Pasinato.
— Pelos dados do Inmet, teremos de 10 a 15 milímetros de chuva entre domingo de noite e segunda-feira. De forma geral, as temperaturas sobem a partir de terça e quarta-feira, então haverá melhora no tempo. Vai ter bastante nebulosidade pelo menos de segunda a quarta-feira — disse.
Ao longo da semana, os termômetros devem ficar entre 7ºC e 20ºC, com as máximas mais presentes na quinta (30) e sexta-feira (31).
Chuva pode ser recorde desde 1928
Se a previsão de chuva a partir de segunda-feira se confirmar, é possível que Passo Fundo bata seu recorde de precipitação. Até as 15h deste sábado, a cidade soma 381,6mm de chuva no mês de maio, apenas 7,4mm a menos que o recorde histórico de 389mm registrado na cidade em maio de 1928.
O índice atual é o terceiro maior nos dados históricos, que começaram a ser registrados pelo Inmet em 1913. Até o momento, os maiores volumes de chuva registrados no mês de maio em Passo Fundo foram os seguintes:
- 1928: 389mm
- 1992: 387mm
- 2024: 381,6mm
Conforme a média histórica, o volume de chuva dentro da normalidade esperado para o mês de maio em Passo Fundo é de 153mm. Os índices atuais, portanto, estão quase 250% acima do previsto para maio na cidade.