As ações voluntárias para auxiliar as vítimas das enchentes no Estado aumentam a cada dia. Em Passo Fundo, um grupo do curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com empresas do setor, está confeccionando mais de 700 lençóis, fronhas e cobertores que serão entregues na próxima semana nas cidades mais atingidas.
Conforme o número de desalojados por causa das enchentes aumenta e a previsão de frio intenso se confirma, aumenta a necessidade de itens de cama. Por isso a iniciativa desenvolvida por professores e estudantes do curso. Os materiais foram doados por empresários e uma ONG que atua em parceria com a Defesa Civil do município.
— Ainda mais agora que as temperaturas estão caindo, decidimos focar nesse esforço conjunto para quem mais precisa. Por isso estamos pedindo doações de tecidos e lã para auxiliar no trabalho – disse Maria Aparecida Israel, professora do curso e Design de Moda.
Até agora foram confeccionados 100 lençóis e 50 cobertores. Com as primeiras doações, devem ser produzidos 300 itens. A ideia é chegar aos 700. Depois, as peças serão organizadas e encaminhadas para as cidades afetadas.
— Tudo vai depender da quantidade de material que vamos receber — completa a professora.
O grupo se reúne todos os dias, das 13h30min às 22h30min, no laboratório de Corte e Costura do curso. No local, 17 máquinas de costura estão disponíveis. Neste primeiro momento, o material é empregado na confecção dos cobertores e lençóis. O material que sobrar vai ser destinado à confecção de mantas e fronhas.
Como ajudar
Quem souber costurar e quiser se voluntariar pode ir até o prédio que fica no campus 1 da UPF, no prédio B2. A necessidade é especialmente para os turnos da manhã e da tarde. Conforme a professora, os alunos do curso focam no turno da noite. Todo o material será direcionado à Defesa Civil.
Quem quiser também pode fazer sua contribuição com a doação de materiais. A equipe precisa de tecidos moletom, soft, malha para cobertores e tecido plano para lençol. As doações podem ser entregues na Rádio UPF ou no prédio B2, em Passo Fundo.
A UPF também arrecada outros donativos, como água mineral, sacolas econômicas, kits de higiene e limpeza, colchões novos, cobertores e travesseiros, pás e carrinhos de mão para remoção de lama, ração para animais, fraldas, pomadas e absorventes, leite com e sem lactose e roupas íntimas novas. Os mantimentos podem ser entregues na Rádio UPF e nos campi espalhados pela região — Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.