Os últimos dias têm sido marcados por diversos atos de solidariedade em prol das vítimas das enchentes que deixaram mortos e causaram estragos no RS. Desde o começo da semana, as principais cooperativas do norte gaúcho também se mobilizaram para auxiliar as comunidades afetadas.
Nesta sexta-feira (10), a Cotrisal, de Sarandi, enviou dois caminhões com mais de 25 toneladas de água, produtos de limpeza e alimentos não perecíveis à Defesa Civil, em Passo Fundo, que distribui os donativos aos municípios atingidos. Segundo a entidade, todas as unidades da cooperativa estão servindo como ponto de recebimento de doações.
— É isso que o cooperativismo faz: transforma dificuldades em momentos de união e superação. Nossas ações refletem nossos valores, acreditamos que momentos difíceis servem para nos unirmos através da cooperação, o nosso objetivo é colaborar para amenizar essa situação calamitosa — declarou o presidente Walter Vontobel.
Na quarta-feira (8), a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) doou oito toneladas de alimentos, em especial leite em pó e achocolatado. Conforme a entidade, a escolha do leite em pó se dá pelo valor nutritivo e praticidade de preparo, a fim de agilizar a assistência nos abrigos e facilitar o trabalho dos voluntários. Já o achocolatado tem como objetivo atender e confortar as crianças afetadas por essa situação dolorosa.
A cooperativa também disponibilizou caminhões para auxiliar no abastecimento de 15,5 mil litros de água potável para a Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. Nos próximos dias, mais cargas devem ser entregues na instituição.
— Ainda estamos buscando condições operacionais, econômicas e financeiras para que os produtores associados às nossas cooperativas retomem e reconstruam suas atividades no campo — pontua o presidente da CCGL, Caio Vianna.

Outra ação de cooperativa do norte gaúcho foi da Cotrijal, de Não-Me-Toque, que doou mais de 18 toneladas de donativos e suprimentos. A ação contou com o apoio de colaboradores e produtores associados. Os itens arrecadados foram entregues à Defesa Civil, em Passo Fundo, que fará a distribuição para os municípios que precisam. Segundo a cooperativa, as unidades com atendimento ao produtor, lojas e supermercados da Cotrijal estão recebendo os donativos.
— Participamos dessa grande mobilização solidária e continuaremos fazendo quantas ações forem necessárias para auxiliar a todos. Não vamos trair a confiança do povo gaúcho e vamos emprestar nossa força para aqueles que mais precisam, pois somente juntos conseguiremos seguir adiante — enfatizou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
Auxílio via Pix
As cooperativas também aceitam doação via Pix, que será repassado às vítimas das enchentes. São elas:
- CCGL: chave rs2024@ccgl.com.br para a compra de alimentos, água, materiais de higiene, limpeza, agasalhos, roupas de cama, entre outros itens.
- Cotrijal: chave cotrijal@cotrijal.com.br para doações em dinheiro.