Até as 16h30min desta quarta-feira (1°), a Defesa Civil de Passo Fundo atendeu 16 chamados de estragos causados pela chuva em Passo Fundo, no norte do RS. No momento não há pessoas desalojadas ou desabrigadas, mas as equipes seguem de plantão acompanhando a evolução da condição climática.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Passo Fundo, Fernando Carlos Bicca, os casos incluem alagamentos parciais de residências e entregas de lonas para cobrir danos leves. A área com maior número de ocorrências é o bairro Integração. Também houve chamados nos bairros Planaltina, Vila Matos, Capinzal, Vila Luiza e Cruzeiro.
Ainda de acordo com Bicca, as regiões dos bairros Entre Rios, Vila Luiza, e Travessa Bahia são monitoradas permanentemente por serem regiões mais baixas e com risco de alagamento:
— Há previsão de que as chuvas devem se acentuar, por isso pedimos que as pessoas fiquem em estado de alerta para deixar as suas residências caso percebam risco de alagamento. Pelo que observamos em todo o Estado, pode ser que tenhamos um volume maior do que setembro do ano passado — alertou.
A orientação da prefeitura é de que as pessoas contatem a Defesa Civil em caso de necessidade de remoção ou socorro. Os contatos podem ser através dos telefones de emergência disponibilizados pelas forças de segurança. A prefeitura também deve oferecer abrigo para que necessitar, o que também pode ser contatado via telefone.
Contatos de emergência
O temporal que atingiu o RS causou instabilidade nas linhas de emergência da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros de todo o Estado. Por esse motivo, os órgãos de segurança divulgaram contatos alternativos para casos de urgência.
Em Passo Fundo, a população tem quatro números de referência para contatar em caso de emergências. Confira abaixo:
- Defesa Civil Municipal – (54) 99194-0449
- Corpo de Bombeiros – (54) 98414-9209
- Brigada Militar: (51) 3320-0100
- Guarda de Trânsito: (54) 3311-1195
O temporal que atingiu o RS na terça-feira (30) deixou 10 mortos e pelo menos 21 desaparecidos, conforme boletim atualizado pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira. Até o momento, 2,5 mil estão fora de casa e 103 municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Confira a cobertura completa em GZH.