A vítima do acidente com 40 feridos no Chile é professora e moradora de David Canabarro, município de 4,3 mil habitantes do norte gaúcho. Elenice Terezinha Mezzomo Preto, 54 anos, morreu depois que o ônibus capotou na estrada que conecta Paso Jama, na fronteira com a Argentina, a San Pedro do Atacama, no Chile, na noite de quinta-feira (25).
Além de Elenice, há confirmação de que uma outra pessoa ainda não identificada morreu após receber atendimento no hospital. O acidente aconteceu por volta das 20h. As circunstâncias são investigadas pelas autoridades chilenas.
A professora de 54 anos viajava com o marido, que teve ferimentos leves. De acordo com um de seus filhos, Pedro Augusto Mezzomo Preto, 23, o casal integrava uma excursão a turismo que saiu de Lajeado, no Vale do Taquari, com destino à região chilena de Atacama na terça-feira (23).
— Nessa madrugada me ligaram que teria acontecido algo com o ônibus. Meu pai informou que minha mãe havia falecido e o ônibus havia sofrido o acidente. Mas não sabemos o que aconteceu em detalhes — relatou Pedro.
Agora, a família de Elenice está em contato com a embaixada do Brasil no Chile através de uma advogada, para realizar o translado do corpo. No entanto, a liberação ainda não foi autorizada.
— A informação que recebi da embaixada é que 40 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para três hospitais diferentes na região. Há relatos de duas fatalidades, mas eu só posso confirmar o falecimento de Elenice — disse a advogada Paula Mezzomo.
Trinta vítimas já tiveram alta
O ônibus saiu de Lajeado com 42 passageiros — 39 turistas, uma guia e dois motoristas. Os excursionistas já haviam passado por Salta e Jujuy, na Argentina, e seguiam viagem até São Pedro do Atacama, no Chile, onde ficariam hospedados duas noites para, então, retornar ao Rio Grande do Sul. A chegada em Lajeado estava prevista para segunda-feira (29).
A viagem era realizada pela empresa Vip Turismo, de Lajeado, em ônibus fretado pela DH Transportes, de Santa Maria. Diego Souto, proprietário da DH Transportes, informou a GZH que as vítimas foram encaminhadas para hospitais de São Pedro do Atacama e Calama. A empresa diz estar em contato com autoridades locais e familiares dos passageiros.
— Não sabemos as circunstâncias do acidente, se o motorista perdeu o controle ou se algum bicho atravessou a pista. No momento, nossa preocupação é acionar o seguro e garantir que todos lá fiquem bem — disse o empresário.
De acordo com Souto, ao menos 30 vítimas receberam alta hospitalar até as 16h45min de sexta-feira (26) e estão instaladas em hotel. Até o momento, não há informações sobre a gravidade dos ferimentos das vítimas que permanecem hospitalizadas.
O Consulado do Brasil no Chile está apurando o caso e atendendo familiares de possíveis envolvidos no acidente. A orientação é que seja feito contato pelo WhatsApp +56 9 9334-5103. GZH Passo Fundo buscou o Itamaraty para obter mais informações sobre os trâmites entre os países, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.