Um bugio-ruivo foi resgatado em uma rua de Capão Bonito do Sul, município de 1,7 mil habitantes do norte gaúcha, na tarde de segunda-feira (1º). Policiais militares do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) foram até o local para resgatar o animal após serem chamados por moradores.
O primata estava caído na via pública e tinha uma fratura na pata dianteira esquerda. Conforme o batalhão, ele é da espécie Alouatta guariba, que vive ao longo da Mata Atlântica e Cerrado brasileiros, e também na Argentina. Herbívoros, com hábitos sociais e diurnos, esses animais podem chegar a 1 metro de comprimento e pesar mais de seis quilos.
Conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), esses animais estão vulneráveis ao risco de extinção, tendo em vista a destruição de habitats pelo homem, desmatamento e expansão da fronteira agrícola.
Depois do resgate, o bugio-ruivo foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde receberá os cuidados necessários para recuperação.
O que fazer ao encontrar um animal silvestre?
Segundo o BABM, a orientação é não tocar, mexer ou tentar resgatar o animal silvestre. Caso ele esteja perdido ou ferido, deve-se acionar a Polícia Militar (190) ou a Secretaria de Meio Ambiente de seu município.