Um filhote de gato-maracajá foi resgatado pela Brigada Militar de Itatiba do Sul, município de 3,2 mil habitantes do norte gaúcho, na manhã desta sexta-feira (1º). O felino foi encontrado na Linha Saltinho depois de entrar na propriedade de um morador.
De acordo com o Batalhão Ambiental, o morador ligou para as autoridades após encontrar o "visitante" no pátio de sua casa. Conforme a equipe que atendeu a ocorrência, o felino estava agitado e assustado. A suspeita é que ele tenha se perdido da mãe, que pode ter sido atropelada ou caçada.
O filhote pesa cerca de 400g, o peso aproximado de uma lata de refrigerante. Após o resgate, foi levado ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde passará por exames e, depois, será reinserido no habitat natural.
Gatos-maracajás vivem praticamente em todo o território latino-americano, preferencialmente em matas densas. Esse felino costuma viver sozinho, pode medir até 97cm e está entre as espécies ameaçadas de extinção por causa do desmatamento da Mata Atlântica e Amazônia, seus biomas preferidos.