Na última quarta-feira (3), o resgate de animais silvestres em meio a zona urbana chamou a atenção de municípios do norte do RS. Foram três espécies em três cidades diferentes: um ouriço-cacheiro em São José do Ouro, um tatu-mulita em Lagoa Vermelha e dois pássaros trinca-ferro em Cacique Doble.
Os salvamentos foram feitos por equipes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), acionadas por moradores. Todos os animais silvestres foram avaliados por médicos veterinários e, após apresentarem boas condições de saúde, devolvidos aos seus habitats naturais.
O caso mais grave aconteceu em Cacique Doble onde, após receber uma denúncia anônima, os policiais encontraram os dois trinca-ferro em gaiolas. O morador não possuía autorização para a criação amadora de pássaros silvestres e responderá pelo crime ambiental. Como apresentavam todas as características de animais retirados da natureza, os trinca-ferro foram reinseridos em seu habitat.
O tatu-mulita, por sua vez, estava no meio de uma em Lagoa Vermelha. A espécie é comum no Paraguai, Argentina, Uruguai e no sul do Brasil, sendo um excelente caçador: consegue identificar presa até 20 centímetros abaixo da terra. O tatu-mulita se caracteriza pela carapaça alta e ovalada, e cabeça comprida com orelhas inclinadas.
Já o ouriço-cacheiro foi encontrado na Escola Estadual de Ensino Médio José Gelain, no centro de São José do Ouro, por uma professora. O animal vive na mata, em especial nas copas de árvores em todo o Rio Grande do Sul.