Começou nesta quinta-feira (9) e vai até domingo (12) a 20ª edição da Feira de Economia Popular Solidária (Fresol), no Bourbon Shopping, em Passo Fundo. O evento fomenta a sustentabilidade, biodiversidade, agroecologia, produção e o consumo consciente.
A Fresol reúne 120 expositores que trazem artesanato, produtos da agricultura familiar, ecológicos e a base de frutas nativas, moda criativa, cosméticos naturais, além de espaço gourmet. A novidade neste ano será o lançamento da 1ª Feira da Economia Criativa de Passo Fundo. A expectativa da organização é de que mais de 30 mil pessoas visitem o espaço durante os quatro dias do evento.
— O público já estava com saudade da feira, a qual esteve interrompida por três anos. Os expositores se prepararam bastante durante todo 2023, para chegar aqui e oferecer o melhor para os consumidores. Eu garanto que nos quatro dias de feira, o evento vai proporcionar experiências únicas de cores, texturas, sabores e aromas aos visitantes — completa Ademar Marques, organizador do evento.
O que o público vai encontrar
Quem visitar a feira vai encontrar picolés de frutas nativas, sabonetes artesanais, creme de café, cuias artesanais, brinquedos criativos, entre outros produtos.
Sócio de uma empresa, produtora de café natural, Gabriel Alves da Silva, participa da feira pela primeira vez. No mercado há dois anos, ele busca ampliar a divulgação da marca da empresa da família, a qual faz todo o processo de produção do café, desde a torrefação do grão, moagem e embalagem.
— É uma feira que é referência na nossa região. Com grande circulação de pessoas, o que possibilita novos clientes e potenciais parceiros. Estamos contentes em estar aqui e mostrar nosso trabalho ao público, uma vez que diferente do café industrial, nosso produto não tem conservante, bem como corante. Trabalhamos somente com o grão torrado e moído, o qual proporciona um sabor diferenciado — conta o empresário.
Além de novos expositores, que buscam ampliar a divulgação da marca, outros empresários já são veteranos na feira. É o caso da banca de Roseleine Silveira, que participa do evento desde a primeira edição. Ela é membro de uma cooperativa que produz roupas sustentáveis com fibra ecológica e algodão.
A produção das peças inicia na produção do algodão no norte do país, fiação e tecelagem na Região Sudeste e costura no RS.
— Nosso material é 100% natural. Tudo é feito de forma sustentável, ecológica e sem agredir o meio ambiente. As roupas expostas aqui são o algodão natural, nada sintético. Até mesmo o tingimento é feito de forma natural. O público já nos conhece e sempre somos bem recebidos pelos consumidores — detalha.
Além dos estandes, o público poderá conferir de perto um desfile de moda cujas roupas foram criadas com tecidos e materiais 100% reutilizáveis. A coleção foi criada pela comunidade e estudantes do curso de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF). O desfile acontece na sexta-feira (10), às 20h.
Mostra da Biodiversidade
Durante os quatro dias de feira, o público também pode conferir duas exposições na Mostra de Biodiversidade, organizadas pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da UPF. As exposições são compostas de imagens e material biológico representativo da fauna e flora regional.
Serviço:
- O que: Feira de Economia Popular Solidária - Fresol
- Data: 9 a 12 de novembro
- Horário: quinta-feira a sábado das 10h às 22h; domingo das 10h às 21h
- Local: Bourbon Shopping