O feriado de Finados deve movimentar de 80 mil a 100 mil pessoas nos cemitérios de Passo Fundo, nesta quinta-feira (2). A estimativa é da prefeitura, que faz o cálculo a partir do número de túmulos: ao todo, são 24 mil lápides nos oito cemitérios públicos.
Na cidade, os cemitérios municipais estarão abertos para a visitação das 7h às 18h. A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais deve manter dois servidores para atender e orientar a comunidade ao longo do dia.
Como acontece todos os anos, milhares devem se dirigir à lápide de Maria Elizabeth, santa popular que passa pelo processo de beatificação no Vaticano, no Cemitério Vera Cruz. O local que guarda o corpo da jovem que previu a própria morte, em 28 de novembro de 1965, aos 14 anos, é o destino mais visitado no Dia de Finados na cidade.
Durante o dia, a empresa de transporte coletivo Coleurb também vai disponibilizar linhas extras para atender quem vai visitar entes queridos nos cemitérios. Veja o reforço de itinerários nesta reportagem.
Segundo a prefeitura, as ações de limpeza foram intensificadas nos cemitérios da Roselândia, Santo Antônio, São João e Jardim da Colina. O período para reformas e obras em sepulturas terminou no domingo (29), mas ações de menor impacto e limpeza podem ser feitas a qualquer momento.
— Essas ações poderão ser realizadas até no próprio dia, desde que não tenham grandes volumes de lixo. Teremos equipes para a limpeza, mas solicitamos a compreensão da comunidade para manter esses ambientes limpos — disse o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre Mello.
Programação do Memorial Vera Cruz
O Memorial Vera Cruz, cemitério privado da cidade, oferece uma programação própria para o Dia de Finados. Confira o cronograma para esta quinta-feira (2):
- 8h às 9h: apresentação de violoncelo e flauta transversal, com Augusto Dossa e Larissa Pádua
- 9h às 10h: primeira missa, com padre Ivanir Rodighero
- 10h às 11h: apresentação de violão clássico, com Rafael Terres
- 11h às 12h: apresentação de sax e piano, com Giu Sanderi e João Manoel
- 14h às 14h30: palestra "Vivi, Vivo e Viverei, porque sou imortal", com Paulo Afonso Eberhardt (Centro Espírita Dias da Cruz)
- 14h30 às 15h30: apresentação de sax e piano, com Giu Sanderi e João Manoel
- 15h30 às 16h30: apresentação de violão clássico, com Rafael Terres
- 16h30 às 17h30: segunda missa, com padre Ivanir Rodighero
- 17h30: homenagem às mães que perderam seus filhos jovens, com Augusto Dossa e Larissa Pádua