A balsa de Porto Mauá, no noroeste do RS, deve retomar as operações nesta quarta-feira (25). A travessia estava interrompida desde o último dia 18, em razão da cheia do Rio Uruguai. De acordo com a Defesa Civil, o nível das águas está normalizado, com 5m50cm, o que possibilita a volta do transporte.
Nesta terça-feira (24), equipes da Defesa Civil e prefeitura realocam móveis e realizam a limpeza dos escritórios da Polícia Federal e da Receita Federal, além da instalação da parte elétrica e internet. Os órgãos são responsáveis pela vistoria do porto.
— Pretendemos abrir amanhã, mas vai depender da vistoria da Polícia Federal e Receita. A balsa está no porto e estamos finalizando a parte da rede elétrica, tudo está ocorrendo dentro da normalidade — disse o chefe da Defesa Civil, Eloir Moreira.
Essa é a segunda vez que o funcionamento da estrutura aduana de Porto Mauá precisou ser interrompida só em outubro, por causa da enchente do Rio Uruguai.
Famílias já voltam para casa
As 11 famílias que estavam desalojadas em Porto Mauá já voltaram para casa e os proprietários de residências em balneários da região fazem a limpeza dos espaços afetados pela enchente.
Conforme Moreira, o comércio da região também trabalha para fazer reparos e voltar a funcionar. A expectativa é que o município retome todos os serviços integralmente na quarta-feira por causa do feriado de Finados, no próximo dia 1º.
— Temos feriado na próxima semana, com grande fluxo de pessoas, então tudo tem que estar certo para receber quem passar — pontuou.