Oito municípios das regiões Norte e Noroeste do RS tiveram acumulados de chuva próximos dos 100 milímetros nas últimas 24 horas. O levantamento é da Climatempo e se refere ao período entre 14h de sexta-feira (27) e 14h deste sábado (28).
Apesar dos índices pluviométricos, por enquanto não há relatos de problemas causados pelo excesso de chuva.
Confira a quantidade de chuva por cidade e a situação de cada uma delas:
Região Norte
- Getúlio Vargas: 81,9mm
- Iraí: 80,2mm
- Frederico Westphalen: 72,2mm
- Ibirubá: 62,2mm
- Aratiba: 99mm
Segundo a coordenadoria da Defesa Civil de Frederico Westphalen, apesar da chuva, não há danos significativos registrados nos 65 municípios atendidos. Desde a última enxurrada, na metade de outubro, pelo menos 40 municípios da região decretaram situação de emergência, sendo que só a cidade de Redentora teve decreto reconhecido pelo governo federal; os demais estão em análise.
Em Iraí, a Defesa Civil informa que monitora o Rio Uruguai, que por enquanto não está com enchente. Chove fraco no município e não há registro de ocorrências.
Na cidade de Ibirubá, o maior volume de chuvas ocorreu na parte da manhã, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Não houve registro de prejuízos e a chuva chegou fraca neste fim de tarde. O cenário é semelhante em Getúlio Vargas.
Região Noroeste
- Ijuí: 82mm
- Santa Rosa: 74mm
- Horizontina: 69mm
- Porto Mauá: 60,4mm
Em Porto Mauá, a chuva é calma desde a noite de sexta-feira e a travessia de balsa transcorre normalmente. Em Santa Rosa e Ijuí, a situação é semelhante, com chuva fraca, mas expectativa de tempo instável ainda pelo restante do fim de semana.
A quantidade de chuva registrada em Ijuí só ficou atrás da localidade de Pinguela, em Aratiba, próximo da divisa do RS com Santa Catarina. O local registrou 99mm de chuva.
O cenário em Horizontina também é estável. Os volumes de chuva mais altos foram registrados durante a madrugada deste sábado, mas sem ocorrências. O Rio Uruguai está em monitoramento e permanecia em nível normal na tarde deste sábado.