No próximo domingo (1), Passo Fundo deve conhecer seus novos 10 conselheiros tutelares. A votação acontece durante todo o dia em cinco escolas da cidade.
Na tarde de segunda-feira (25), quase 200 pessoas participaram de uma capacitação para trabalhar como mesários no pleito. Eles receberam orientações sobre o funcionamento das urnas eletrônicas. Ao todo, 50 equipamentos serão distribuídos nos pontos de votação.
Segundo Maria Luísa Paz de Mattos, presidente da Comissão Especial de Eleição do Conselho Tutelar de Passo Fundo, 41 pessoas se inscreveram para concorrer na eleição.
Depois das avaliações psicológicas e prova de conhecimentos, porém, apenas 21 seguiram na disputa. A seguir, saiba os detalhes sobre a eleição do Conselho Tutelar em Passo Fundo.
Quais são os 21 candidatos
Os candidatos concorrem a 10 cargos no Conselho Tutelar, sendo cinco para cada uma das duas microrregiões. A Avenida Brasil divide a atuação do órgão — ou seja, os conselheiros atendem as regiões os dois "lados" da cidade, a partir da via.
Ao lado do nome está o número de cada um, que deve ser digitado na urna eletrônica. É possível conhecer a proposta dos candidatos no perfil do Instagram do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Acesse neste link.
Microrregião 1
- Alisson Pansera (123)
- Bruna Simor (124)
- Claudia Borcioni (244)
- Clédio Paties (101)
- Glauco Franco (155)
- Jéssica Cristina (222)
- Prô Guacira (127)
- Prô Rosa (234)
- Prof. Adilson (198)
- Rodrigo Marques (116)
Microrregião 2
- Aline Goelzer (227)
- Cassia Gazzola (111)
- Eva Miranda (207)
- Júlio Martins (233)
- Luciano Pavani (126)
- Paula Dornelles (555)
- Prô Tere (133)
- Sidnei Avila (120)
- Silvia Turello Schneider (100)
- Stefani Gomes (128)
- Tuany Rodrigues (496)
Onde votar
Em Passo Fundo, são cinco locais de votação e 5o urnas eletrônicas distribuídas conforme o número de eleitores. Veja os pontos:
- Escola Estadual Joaquim Fagundes dos Reis (Centro): 13 urnas (37,7 mil eleitores)
- Instituto Estadual Cecy Leite Costa (São Cristóvão): 12 urnas (40,1 mil eleitores)
- Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tocchetto (Vera Cruz): 10 urnas (29 mil eleitores)
- Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves (Centro): 8 urnas (25,6 mil eleitores)
- Instituto Estadual Cardeal Arco Verde (Petrópolis): 7 urnas (17,3 mil eleitores)
Quem pode votar
Todos os eleitores com 16 anos ou mais podem participar da escolha dos novos conselheiros. A participação, porém, não é obrigatória. Para votar, basta levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte.
Quando saem os resultados
As urnas ficam disponíveis à população das 8h às 17h. Os eleitos devem ser conhecidos já no início da noite de domingo (1).
Para que serve o Conselho Tutelar
Quem for eleito para o Conselho Tutelar permanece no cargo por quatro anos (2024/2027). Eles têm como missão proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes na cidade.
— O conselheiro tutelar atua quando a família, o Estado e a sociedade não conseguiram cumprir a função protetiva. Então nesse momento é o conselheiro que protege as crianças e os adolescente — explica a assistente social da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) de Passo Fundo, Lilian Pfluck.
As vagas de conselheiro tutelar são para 40 horas semanais de jornada de trabalho, além de plantão de fim de semana, conforme escala. O salário para cada conselheiro tutelar é de R$ 5.274,82, além do acréscimo de auxílio alimentação de R$ 36,25 por dia útil de trabalho.