A homologação do Plano de Recuperação Judicial do Grupo Semeato, de Passo Fundo, abre caminho para o início do pagamento dos credores da empresa. A decisão foi emitida pelo juiz João Marcelo Barbiero de Vargas, da 3ª Vara Cível de Passo Fundo, na quinta-feira (17) e cabe recurso.
A recuperação judicial é uma medida que permite que empresas suspendam e renegociem parte de suas dívidas e, assim, evitem o encerramento das atividades ou que sejam levadas à falência. Nesse caso, a decisão é fundamental para que a empresa siga operando.
O plano apresentado pela Semeato foi aprovado com ressalvas pela Assembleia Geral de Credores. Isso significa que o Judiciário só vai realizar o controle de regularidade do procedimento e legalidade do plano, afastando ou modificando eventuais “cláusulas viciadas e nulas”, mas sem interferir no mérito do Plano.
— A intervenção judicial deve ser mínima e reduzir-se ao aspecto do controle da legalidade — afirmou o magistrado, em nota do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).
A iniciativa vale para as empresas que integram o Grupo Semeato S/A. São elas:
- Rossato Administração e Participações LTDA
- Metalúrgica Semeato LTDA
- Cia Semeato de Aços CSA
- Semeato S/A Indústria e Comércio
Com a recuperação judicial, os credores da Semeato poderão começar a receber seus valores devidos imediatamente. O plano define que o Grupo Semeato deve quitar R$ 20 mil de cada credor em até 12 meses. Os primeiros R$ 10 mil devem ser depositados nos próximos dias.
A ação inclui mais de 1,4 mil credores com processos que correm desde 1997, entre Vara Trabalhista e Vara Cível.
O que diz a Semeato
Em nota, o Grupo Semeato agradeceu aos credores que foram favoráveis ao plano e afirmou que, com a concessão, a empresa pretende dar continuidade em seu plano de crescimento de médio e longo prazo. Leia na íntegra:
“O Grupo Semeato obteve a homologação judicial de seu Plano de Recuperação Judicial na data de ontem, dia 17/08/2023, pelo Juiz da 3ª Vara Cível de Passo Fundo/RS.
A partir deste momento, com a homologação do plano e a concessão da recuperação judicial, uma nova etapa se inicia na história da empresa fundada pelo Sr. Roberto Otaviano Rossato.
Desde já, a Semeato agradece imensamente pela compreensão e apoio de todos os seus colaboradores, fornecedores, antigos colaboradores, sindicato da categoria e demais parceiros, que garantiram a preservação da empresa e manutenção desta importante fonte geradora de renda, possibilitando o pagamento de seus credores na forma do plano aprovado.
O desempenho do Grupo Semeato, como já visto no último ano, aponta para um crescimento sólido e rentável, que garantirá a perpetuação desta importante empresa e das centenas de postos de trabalho existentes.
A Semeato vem demonstrando plena capacidade de recuperação, retomando seu marketshare no mercado de máquinas agrícolas, assim como cada vez mais desenvolvendo novas tecnologias, que proporcionam maior produtividade e eficiência aos produtores rurais brasileiros e do exterior.
Com a concessão da recuperação judicial, a Semeato pretende dar continuidade em seu plano de crescimento previsto para médio e longo prazo, com intenção de em breve intensificar a contratação de mão-de-obra local, com a concretização de seu planejamento de investimentos em máquinas, produtos e serviços, que certamente proporcionarão um maior desenvolvimento industrial, com geração de riquezas e aumento na arrecadação pública para a região do Planalto Médio, principalmente aos municípios de Passo Fundo e Carazinho, bem como para todo o Estado do Rio Grande do Sul e toda República Federativa do Brasil.
Passo Fundo/RS, 18 de agosto de 2023”
O Grupo Semeato informou ainda que os credores devem repassar os dados bancários para pagamento através do e-mail pagamentosrj@semeato.com.br. Um número de Whatsapp também foi colocado à disposição dos credores para tirar dúvidas sobre os pagamentos: (54) 2103-2472.