A chuva e o vento causaram novos destelhamentos e quedas de árvores em Passo Fundo na madrugada desta quinta-feira (13). Conforme o Corpo de Bombeiros, os trabalhos de corte de árvores devem começar no início da manhã, assim como a entrega de lonas.
De acordo com a Defesa Civil municipal, o nível do Rio Passo Fundo, do Arroio Santo Antônio e de outros cursos d’água menores que passam pela área urbana do município estão em elevação. Contudo, não há registro de alagamentos nas residências.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 104 milímetros no município durante a quarta-feira (12), enquanto as rajadas de vento passaram dos 59 km/h. Já nesta madrugada, as rajadas superaram os 57 km/h.
Conforme a RGE, 2,6 mil clientes estão sem luz na cidade. A região mais afetada é a central.
De acordo com a prefeitura, as aulas na rede municipal estão mantidas. O Executivo optou pela manutenção das atividades por entender que a região não está na área de risco em decorrência do novo ciclone que atinge o RS. No entanto, as secretarias municipais e a Defesa Civil estão em alerta para qualquer necessidade.
— O bem-estar dos nossos alunos e alunas, bem como dos profissionais da educação, é prioridade da gestão. Neste sentido, a partir de contato feito com a Defesa Civil, fomos informados de que a região de Passo Fundo não está na área de risco. Assim, mantendo nosso propósito de priorizar a qualidade de ensino, as aulas transcorreram normalmente — detalha o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.
Na rede particular as aulas também transcorrem normalmente. Seguindo recomendação do governo do Estado, as aulas nas escolas estaduais foram suspensas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, durante a quarta-feira foram registrados três chamados para retirar árvores caídas e 10 solicitações de lonas de famílias que tiveram as casas destelhadas. Moradores da ocupação Pinheirinho Toledo, no bairro Petrópolis relataram perda de móveis e alagamentos, em função das fortes chuvas.
Plano de contingência
Equipes da prefeitura auxiliam no atendimento da população afetada pelas chuvas. O Executivo também deve anunciar nas próximas horas um Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O documento vai mapear os riscos e funcionar como um planejamento de resposta, definindo procedimentos, ações e decisões que serão tomadas em caso de eventos extremos.
Trabalho realizado pelas secretarias municipais
Assistência social
Abordagem social 24 horas, busca ativa e acolhimento na Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá. Doação de alimentos, roupas e cobertores.
Obras e Serviços Gerais
Equipes disponíveis para intervenções, manutenção e limpeza devido a danos ocasionados.
Habitação
Apoio às pessoas que tiveram residências prejudicadas. Distribuição de lonas, telhas, madeiras.
Rajadas de vento nesta quinta-feira
- 57,6 km/h - Passo Fundo (Inmet)
- 84,2 km/h - Soledade (Inmet)
- 66,2 km/h- Erechim(Inmet)
- 60,1 km/h - Ibirubá(Inmet)
- 58,7 km/h - Lagoa Vermelha (Inmet)
- 52,9 km/h - Palmeira das Missões (Inmet)
Contatos de emergência
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelos telefones (54) 3311-1195 ou 190.A RGE também disponibiliza contato para atendimento em caso de fios de energia partidos e galhos de árvores sobre a rede elétrica. A empresa pode ser contatada pelo WhatsApp no (51) 99955-0002.