Após uma semana da retomada do programa Passo Fundo Vai de Bici, 158 quilômetros foram rodados em 123 viagens realizadas pelas 80 bicicletas compartilhadas de Passo Fundo, segundo a Secretaria de Esportes do município. O serviço gratuito voltou a operar no dia 10 de julho.
Os locais com maior retirada de bicicletas para uso foram a estação do Parque da Gare, seguida da Avenida Brasil, próximo da estátua do Teixeirinha. Em oito dias de programa, foram 141 novos cadastros para a utilização do serviço gratuito, conforme os dados da secretaria.
Eles se juntam a outras 484 pessoas que já possuíam o cadastro desde setembro de 2021. Com isso, são 625 cadastrados no sistema. As pessoas com cadastro anterior a setembro de 2021 devem fazê-lo novamente, de acordo com a secretaria.
O secretário de Esportes de Passo Fundo, Gilberto Bellaver, diz que as viagens deixaram de colocar 31 quilos de dióxido de carbono no meio ambiente.
— Está sendo bem satisfatório. Já vimos cenas de trabalhadores andando de bicicleta, deixando na frente da estação onde trabalham. Esse é um dos pilares que queremos alcançar, o da mobilidade urbana — afirma Bellaver.
Suporte à disposição
O secretário relata que, até o momento, não houve dificuldade para o cadastramento, mas orientou que, caso surja algum entrave, o cidadão interessado consulte o suporte da empresa responsável pelo serviço, pelo telefone (54) 3632-5119 ou presencialmente, na Rua Independência, 1165 - Centro (próximo aos bombeiros), das 13h30min às 17h30min.
Estações
As bicicletas estão à disposição da comunidade em sete das oito estações que o projeto contempla. A estação 3, localizada na Avenida Brasil, no canteiro central entre as ruas Sete de Agosto e Vinte de Setembro, no bairro Boqueirão, só receberá as bicicletas após a conclusão das obras do parque linear.