Na noite desta terça-feira (06), foi apresentado o Plano de Posicionamento e Desenvolvimento do Complexo Turístico da Roselândia, em Passo Fundo, no norte do Estado.
Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM) da Unisinos, em uma parceria com a prefeitura municipal e o Sebrae RS, o plano fez um mapeamento da Roselândia, apontando o potencial turístico e de desenvolvimento da área, criando um novo polo de turismo e oportunidade de negócios para micro e pequenas empresas.
Entre os resultados do estudo está a intenção de criar um ecobairro turístico no local, um tipo de espaço coletivo que tem como premissa a sustentabilidade ambiental.
Em parceria com o Sebrae, a prefeitura buscou um embasamento técnico para apontar potenciais de empreendimentos futuros e apoiar empresas já existentes no local. Nesta primeira etapa, 10 empresas situadas no complexo receberão uma consultoria especializada para qualificar o negócio. Os contratos foram assinados durante o evento.
No estudo, apresentado pelo coordenador do Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM) da Unisinos,
Marcelo Jacques Fonseca e o professor, pesquisador e consultor, Paulo Bittencourt, que faz parte da equipe IPM para desenvolvimento de projetos de desenvolvimento territorial, foram apontados os eixos temáticos envolvendo temas como natureza, sustentabilidade, raízes e lazer.
A exploração de águas termais é uma das ações classificadas com potencial, além da criação de novos projetos para desenvolver um ponto turístico permanente para a comunidade de Passo Fundo e região. A criação de novos atrativos para adultos e crianças, exploração da fauna existente no local, da natureza, do espaço físico e dos próprios empreendimentos já instalados são alguns dos apontamentos do estudo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, a intenção é consolidar a Roselândia como um potencial turístico da região.
— Para isso, a prefeitura já está realizando obras em infraestrutura, como a revitalização da avenida das Araucárias e a reforma do Parque de Rodeios, além de fomentar os investimentos.
Conhecido na região por abrigar o Parque de Rodeios e área de ranchos, o Complexo Turístico da Roselândia concentra, também, clubes sociais, kartódromo, recursos naturais e residências.
O prefeito Pedro Almeida ressaltou que o documento apresentado contém orientações e diretrizes que vão nortear ações específicas para o crescimento e o fomento do turismo nesta região do município, possibilitando a atração de novos investimentos e a instalação de empreendimentos diversificados.
— O plano de reposicionamento da Roselândia é mais um dos produtos contratados pela Prefeitura ao Sebrae RS, que tem se dedicado a contribuir com a elaboração de atividades e programas que possam garantir a ampliação do potencial econômico da atividade turística em Passo Fundo. Estamos trabalhando, desde o ano passado, na formulação do Radar do Turismo, compreendendo em quais pontos podemos avançar, quais são as nossas melhores oportunidades e de que forma o Poder Público pode atuar como indutor desta cadeia — explicou.
Ainda em abril, em um ato na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o prefeito, a especialista em Competitividade Setorial do Sebrae RS, Amanda Bonotto Hoffmann Paim, e a analista de projetos do Sebrae Região Norte, Aline Gross, apresentaram o Plano Municipal do Turismo e o Radar do Turismo. Os dois documentos são resultados de diagnósticos sobre os ativos turísticos em funcionamento no município e como as políticas públicas podem assegurar avanços ao segmento. Os estudos se configuram em ferramentas para a avaliação dos investimentos e apontam oportunidades importantes, como é o caso do reposicionamento da Roselândia.
Participaram do encontro, além dos técnicos responsáveis pelo estudo e das equipes da SDE e da Administração Municipal, empresários e representantes dos empreendimentos instalados no local.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: